Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sábado, 26 de janeiro de 2013

Actualização do mapa biogeográfico secular de Alfred Russel Wallace




Actualização do mapa biogeográfico secular
de Alfred Russel Wallace
[ ciência ]

- - - - -

Mapa biogeográfico secular de Wallace é actualizado

Nova catalogação conta com intervenção portuguesa

Novo mapa do mundo dos vertebrados 
(Imagem: cortesia Journal Science / AAAS)

O mapa de Alfred Russell Wallace, datado de 1876, tem sido a base de toda a compreensão da biodiversidade global. Agora, um grupo internacional de 15 cientistas, entre os quais o português Miguel Bastos Araújo, produziu um novo mapa a partir de uma base de dados sobre mais de 20 mil espécies. A nova referência foi publicada na «Science», no passado dia 12 de Dezembro e fornece informações fundamentais sobre a biodiversidade no planeta, sendo de grande importância para as futuras investigações.

Uma questão essencial para a compreensão da vida na Terra é perceber a forma como as espécies estão distribuídas no planeta. Este novo mapa global divide a natureza em 11 grandes domínios biogeográficos e mostra como essas áreas se relacionam entre si. É o primeiro estudo a combinar informações evolutivas e geográficas de todos os mamíferos conhecidos, aves e anfíbios, num total de mais de 20 mil espécies.
(…)

fonte Ciência Hoje, onde pode ler a notícia na íntegra.

- - - - -

fotografia de abertura - uma manada de elefantes africanos - do sítio internet Circuito Mato Grosso, a quem agradecemos.

Sem comentários: