Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Fóssil dum predador marinho com 244 milhões de anos achado no Nebraska




Fóssil dum predador marinho com
244 milhões de anos achado no Nebraska
[ paleontologia ]
Nebraska, USA

- - - - -

Achado predador marinho com 244 milhões de anos

Estudo sobre o 'Thalattoarchon saurophagis' está agora publicada na «PNAS»

'Thalattoarchon saurophagis' significa, em grego,
'soberano do mar comedor de lagartos'

Uma equipa internacional de cientistas descobriu, onde é agora o deserto do Nevada (EUA), o fóssil de um antigo predador marinho com 8,6 metros de comprimento, que viveu há 244 milhões de anos, durante o período Triásico.

Com um crânio enorme e mandíbulas compostas por grandes dentes afiados, era capaz de atacar e comer sem dificuldade presas com o mesmo tamanho. Segundo os cientistas, o Thalattoarchon saurophagis (que significa, em grego, 'soberano do mar comedor de lagartos') é o primeiro grande predador, da cadeia alimentar marinha, a alimentar-se de animais do seu tamanho.
(…)

fonte Ciência Hoje, onde pode ler o artigo na íntegra.

- - - - -

fotografia de abertura - fóssil das mandíbulas dum Thalattoarchon saurophagis, [ The Field Museum, Chicago, USA ] - do sítio internet Popular Science | New Technology, Science News, The Future Now, a quem agradecemos.

Sem comentários: