Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

domingo, 1 de abril de 2012

Raro monólito britânico pode ter sido marcador astronómico




Raro monólito britânico
pode ter sido marcador astronómico
[ arqueologia ]
Parque Peak Distrit, Inglaterra

- - - - -

Raro monólito britânico pode ter sido marcador astronómico
Rocha de Gardom's Edge está rodeada de vestígios do Neolítico tardio
Simulação 3D que mostra a incidência do Sol no monólito
No Parque Peak Distrit, perto de Manchester, Inglaterra, encontra-se um estranho monólito que, admitem os investigadores, poderá ter servido como marcador astronómico há 4000 anos atrás. Passando despercebido à primeira vista, esta rocha é mais do que aquilo que parece.
Os investigadores da Universidade de Nottingham Trent vão apresentar os resultados dos estudos que têm desenvolvido, no Encontro Anglo-Germânico de Astronomia que se está a realizar naquela cidade até quinta-feira. O estudo pode ser consultado no arxiv.org.
(...)

fonte Ciência Hoje, onde ode ler a notícia na íntegra.

- - - - -

fotografia de abertura - o monólito de Gardom's Edge visto de Este - do sítio internet Science Daily: News & Articles in Science, Health, Environment & Technology, a quem agradecemos.

Sem comentários: