Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

domingo, 1 de abril de 2012

Túmulo do século I pode esconder exemplo mais antigo de arte cristã




Túmulo do século I pode esconder
exemplo mais antigo de arte cristã
[ arqueologia ]
Jerusalém, Israel

- - - - -

Túmulo do século I pode esconder exemplo mais antigo de arte cristã
Ossários têm inscrições em grego e uma imagem que remete para a história de Jonas
Jonas na boca de um peixe, num túmulo em Jerusalém
A exploração arqueológica, em 2010, de um túmulo intacto do século I, em Jerusalém, revelou aquilo que pode ser a mais antiga imagem cristã. A investigação foi feita utilizando uma câmara robótica que mostrou um conjunto de ossários em pedra calcária, gravados com uma inscrição grega e uma imagem que os especialistas identificam como sendo “claramente cristã”.
A inscrição grega de quatro linhas num dos ossários refere-se a deus “elevando” ou “erguendo” alguém e a imagem esculpida na pedra num ossário adjacente mostra um peixe muito grande com uma figura humana na boca. Os especialistas consideram que se trata da evocação da história de Jonas, profeta do Antigo Testamento.
(...)

fonte Ciência Hoje, onde pode ler a notícia na íntegra.

- - - - -

sobre o mito de Jonas e a Baleia leia em Infopédia

imagem de abertura - uma gravura que ilustra o mito de Jonas e a Baleia - do sítio internet Ségio Gleiston, a quem agradecemos.

Sem comentários: