Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sexta-feira, 30 de março de 2012

Seca moderada foi a causa da extinção dos Maias




Seca moderada foi a causa
da extinção dos Maias
[ antropologia ]
México

- - - - -

Seca moderada foi a causa da extinção dos Maias

O fim da civilização Maia, na América Central, ocorreu devido a uma reduzida queda dos níveis de chuva na região, suficiente para reduzir drasticamente a população durante um declínio que durou 200 anos.
É o que afirma um novo estudo dos registos climáticos mais antigos. Os dados ajudam a entender como o colapso pode ocorrer gradualmente, em vez de acontecer de modo dramático e repentino.
Martín Medina-Elizalde, do Centro de Investigação Científica do Yucatán, México, e Eelco Rohling, da Universidade de Southampton, Reino Unido, publicaram as suas descobertas na edição desta sexta-feira da revista Science.
Para Rohling, “as reduções na chuva representam apenas de 25% a 40% na chuva anual, mas foram o suficiente para a evaporação se tornar dominante sobre a queda de chuva e a disponibilidade de água ser rapidamente reduzida. Os dados sugerem que a principal causa foi uma redução da actividade de tempestades de Verão”.
Os autores do estudo explicaram ainda que “apesar das evidências sugerir que as alterações climáticas não explicam completamente os complexos eventos geográficos e sociopolíticos do período do declínio Maia, registos de paleoclima e evidências arqueológicas sugerem que a época foi pontuada por uma série de eventos de seca, que provavelmente provocaram significativas rupturas na sociedade”.

fonte IP Jornal

- - - - -

fotografia de abertura - mural com afresco maia em Bonampak, México - do sítio internet Wikipédia, a quem agradecemos.

Sem comentários: