Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

terça-feira, 20 de março de 2012

Arquivo da Tobis passa a ser «tesouro nacional». Cinematografia vai ter uma «Torre do Tombo»




Arquivo da Tobis
passa a ser «tesouro nacional»
[ arquivismo ]
Lisboa

- - - - -

Arquivo da Tobis passa a ser «tesouro nacional»
O arquivo da Tobis Portuguesa passa a ser designado como “tesouro nacional”, uma classificação aprovada hoje pelo Governo português em Conselho de Ministros.
A Tobis é a mais antiga produtora cinematográfica em Portugal embora nos últimos tempos se tenha dedicado à pós-produção. A Tobis foi vendida à empresa Filmdrehtsich Unipessoal Lda, uma empresa de capitais maioritariamente angolanos, a dia 23 de fevereiro último, por um preço na “ordem dos quatro milhões de euros”.


- - - - -

Estado português vai criar uma «Torre do Tombo» da cinematografia
O secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, disse hoje que o Estado português vai criar uma espécie de Torre do Tombo da cinematografia para guardar o património da Tobis, classificado como Tesouro Nacional.
Francisco José Viegas adiantou à Lusa que todo o património fílmico vai ser transferido para o ANIM, Arquivo Nacional de Imagens em Movimento, da Cinemateca Portuguesa, para onde, de resto, já foi transferido algum material.
O arquivo da Tobis ganhou o estatuto de “tesouro nacional”, uma classificação aprovada quarta-feira, pelo Governo português em Conselho de Ministros.


- - - - -

Tobis Portuguesa
Praça Bernardino Machado, 1750 - 042 Lisboa
t. 21 75 10 640  / f. 21 75 89 622 
38°46'4.13"N /  9° 9'23.92"W [ dados GE ]

fotografia de abertura - fotograma do filme “Nazaré” ( 1952 ) de Manuel Guimarães [ 1915 — 1975 ] - do sitio internet Youtube, excerto publicado por pborgesalmeida, a quem agradecemos.
fotografia da Tobis Portuguesa do sítio interne Colorize Media Learning, a quem agradecemos.

Sem comentários: