Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Museu do Cairo: peças valiosas desaparecidas


a famosa máscara funerária de Tutankamon [ 1320 a.C. ]


Museu do Cairo: peças valiosas desaparecidas

[ arqueologia / museologia ]

Cairo, Egipto


Museu do Cairo: peças valiosas desaparecidas



O secretário de Estado das Antiguidades do Egipto revelou que foram roubadas do Museu Nacional do Cairo oito peças de grande valor, durante os 18 dias de manifestações que culminaram com a queda do governo de Hosni Mubarak. O pessoal do museu só agora pôde regressar ao museu, uma vez que este está situado na Praça Tahrir, onde se realizaram grande parte dos protestos, e, portanto, tinha o acesso interdito. Depois de terem realizado um inventário, o roubo foi descoberto.
Até ao momento, sabe-se que uma das peças roubadas é uma estátua de Tutankhamon, «em madeira, coberta a ouro», outra é a parte superior de uma outra estatueta do mesmo rei da 18ª dinastia e ainda outras, que representam Nefertiti e Akhenaton, assim como vários amuletos. Os responsáveis adiantam ainda que poderão ter sido levadas outras peças, pelo que já foi aberto um inquérito.


Fonte: Diário Digital


- - - - -


fonte pportodosmuseus


fotografia de abertur do sítio internet Webshots Community © giorgiodavero a quem agradecemos.


Sem comentários: