Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Corpo Imagem


Ainda a tempo de ver:



Corpo Imagem

[ exposição ]

12 Fevereiro 2011, 17h00 [ inauguração ]

patente até 27 Março 2011

Pavilhão do Conhecimento, Lisboa


Desenhos dos anatomistas do século XIX e mais recentes


Pavilhão do Conhecimento inaugura Corpo Imagem


A mostra divide-se em três momentos.


O Pavilhão do Conhecimento – no Centro Ciência Viva – inaugura a exposição Corpo Imagem, onde se reúnem desenhos dos anatomistas do século XIX e as mais recentes imagens que a ciência é capaz de produzir, no próximo sábado, às 17h. Através de imagem, vídeo e música original, esta exibição mostra uma série de imagens do corpo humano dos últimos 150 anos.


A mostra divide-se em três momentos: Corpo Paisagem, Corpo Fragmento e Corpo Algoritmo . O primeiro abrange o século XIX e as primeiras décadas do século XX. Incide sobre o desenho artístico, científico e anatómico, a técnica dominante numa época em que o anatomista e o artista tinham como únicos instrumentos de observação o carvão e o lápis


Corpo Fragmento, o segundo momento, é relativo aos finais do século XIX e século XX e marcado pela fotografia e pelo raio X, que vieram revolucionar o conhecimento médico e a representação pictórica do corpo.


Corpo Algoritmo, o terceiro, compreende o final do século XX e o século XXI. Neste espaço os visitantes poderão observar imagens do corpo produzidas por computador a partir de dados numéricos recolhidos por técnicas imagiológicas sofisticadas, como a ecografia 3D ou a ressonância magnética nuclear funcional.


Corpo Imagem é uma exposição promovida pela Ciência Viva em colaboração com o Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa e enquadra-se no projecto A Imagem na Ciência e na Arte, da Fundação para a Ciência e Tecnologia.


Na origem da mostra está o estudo do espólio dos desenhos anatómicos e fotografia científica do Museu de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em paralelo com o espólio de desenho antigo da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.


- - - - -


fonte Ciência Hoje




Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva

Parque das Nações

Alameda dos Oceanos, Lote 2.10.01

1990-223 Lisboa

t. 21 891 71 00

f. 21 891 71 71

website



metro - Gare do Oriente

comboio - Gare do Oriente

autocarro - 5, 10, 18, 19, 21, 25, 25a, 28, 44, 50, 68, 81, 82, 85, 114, 208, 210


imagem de abertura do sítio internet DN - Diário de Notícias a quem agradecemos.

fotografia do Pavilhão do Conhecimento do sítio internet Sofia'a a quem agradecemos.


Sem comentários: