Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
Haydn e Beethoven na Azambuja e Almada
Haydn e Beethoven
Haydn e Beethoven na Azambuja e Almada
[ concertos ]
Orquestra Metropolitana de Lisboa
05 e 06 Fevereiro 2011
Casa do Povo de Aveiras de Cima, e Teatro Municipal de Almada
Haydn e Beethoven
FEVEREIRO 5 Sábado, 21h30, Casa do Povo de Aveiras de Cima, Azambuja
FEVEREIRO 6 Domingo, 16h00, Teatro Municipal de Almada
Orquestra Metropolitana de Lisboa
Jill Lawson piano
Pedro Neves direcção musical
Joseph Haydn — Sinfonia n.º 6 em Ré maior, Hob. I:6, A manhã
Ludwig van Beethoven — Concerto para Piano e Orquestra n.º 2 em Si bemol maior, Op. 19
Joseph Haydn — Sinfonia n.º 45 em Fá sustenido menor, Hob. I:45, Do adeus
Pouco tempo depois de entrar para a corte do príncipe de Esterháza, Haydn (1732-1809) surpreendeu a cena musical com uma inovadora escrita orquestral, conferindo a cada instrumento um destaque nunca antes visto. Na sinfonia «A manhã», estreada em 1761, compôs um raro solo para contrabaixo e fagote, entre outros que exigem dos músicos da orquestra a mais ampla demonstração das suas qualidades técnicas. A relação que Haydn mantinha com os seus músicos foi a partir daí sempre muito próxima. A «Sinfonia do Adeus» foi a voz de protesto para que estes reivindicassem a sua visita às famílias que se encontravam em Viena. No final, cada um apagou uma vela retirando-se sucessivamente do palco, enquanto os restantes continuavam a tocar. No final, o palco ficou vazio.
Já a reputação de Haydn era incontestada quando o jovem Beethoven (1770-1827) se mudou para Viena, no ano de 1792, com a ideia de melhorar junto do mestre os seus conhecimentos musicais. Porém, o virtuosismo ao piano era o seu maior cartão de visita. Este talento não poderia deixar de passar para as obras que escreveu para o instrumento. A composição deste seu segundo concerto para piano faz bem prova disso.
- - - - -
fonte Metropolitana
Casa do Povo de Aveiras de Cima
R. 25 Abril 13, 1º
2050-063 Aveiras de Cima
t. 263 469 100
f. 263 475 289
Av. Professor Egas Moniz
2804 503 Almada
t. 21 273 93 60
f. 21 273 93 67
acessos:
retrato de Haydn do sítio internet Musica Colta a quem agradecemos.
retrato de Beethoven do sítio internet The University Observer a quem agradecemos.
fotografia do Teatro do sítio internet Manuel Graça Dias + Egas José Vieira - Contemporânea Lda a quem agradecemos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário