Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sexta-feira, 26 de março de 2010

bomba de água manual


Esta curiosa bomba manual de tirar água dum poço, como já não víamos há muitos anos, não será muito antiga. Não o parece ser.

Contudo acreditamos que possa remontar a duas ou três décadas pelo menos, a um tempo em que Sassoeiros era apenas um pequeno lugar, ao contrário do que hoje por lá se vê, com muitas moradias e prédios encavalitados uns nos outros.


Está localizada num minúsculo jardim junto à Rotunda de Sassoeiros e a norte desta, paredes meias com o limite poente do nosso concelho.

Este pequeno jardim, apesar das sombras, só não é um local aprazível devido ao intenso trânsito automóvel que passa no local.

E pena é também que, segundo uma placa afixada no local, a água seja imprópria para consumo.


Enfim, vestígios dum passado recente que tivemos o privilégio de conhecer e fruir, e cuja memória guardamos com carinho porque nos recorda a meninice.

Deixamos as imagens:


bomba de água manual


placa informativa


recanto junto ao poço


pequeno jardim


fotografias 18-03-2010, 16h37-16h39 © josé antónio • comunicação visual, reprodução proibida.


2 comentários:

Anónimo disse...

Excelente trabalho.

Precisamos ir recordando que estes aparelhos "rudimentares" foram, e ainda são em muitos lugares,um auxiliar precioso no processo de captação de água para todos os fins.

FL

Unknown disse...

Caro FL,

Completamente de acordo, e por isso, dentro do possível, vou deixando por aqui testemunhos do que vou encontrando.

Abraço,
JAB