Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Gago Coutinho e a Wikipédia


Alertados por um tweet de Rui Costa Pinto no Twitter - aqui - fomos ao link indicado e reproduzimos a notícia que encontrámos no seu blog:


Wikipédia

12 12UTC Fevereiro 12UTC 2010 por costapinto


Alguns contributos realizados na Wikipédia sobre o Almirante Gago Coutinho foram inexplicavelmente retirados por um jovem de Porto Alegre nas entradas de Sacadura Cabral, Richard Evelyn Byrd, Escola Naval e Marinha Portuguesa.

Nem Beatriz Costa e Hermínia Silva escaparam.

Nunca percebi muito bem o funcionamento desta Wikipédia, confesso que agora percebo menos, mas é preocupante já que qualquer jovem se pode tornar num contribuidor ou Administrador deste portal com milhares de visitas. Assim pode criar artigos (dos quais não temos a certeza da sua proveniência) acrescentar, tirar, deturpar, ocultar e desinformar sem que exista qualquer controle.

Com certeza existirá muito boa gente dedicada e com competências e entradas muito bem feitas….mas chegará? Assim temos gente desconhecida de diferentes Países, diferentes culturas, diferentes habilitações a pronunciarem-se sobre figuras que desconhecem . É um pouco brincar com a cultura

Ainda bem que continuamos a ter os livros, o que a internet tem de bom também tem de mal. [ texto in Gago Coutinho ]


fotografia de Gago Coutinho do sítio internet Gago Coutinho de Rui Costa Pinto - aqui - a quem agradecemos.


2 comentários:

Unknown disse...

eh pa, pois, mas acho que funciona mesmo assim. agora chegas lá, abres um tópico de discussão e dizes exactamente isso. e supostamente, com o saber de todos, faz-se uma enciclopedia

Unknown disse...

Caro Francisco,

Pode funcionar assim ou assado. Isso não me repugna.
Mas o saber científico, físico ou humano [ as ciências ], tem regras.
"Tudo ao molho e fé em Deus" é um pouco como a conversa de café. Também gosto dela e participo quando calha, mas sempre com a consciência de que não se trata de verdadeiro saber mas apenas de opinião.

O maior problema é que a Wiki assume-se como uma verdadeira enciclopédia acessível a todoa, p.ex. a alunos muito jovens que ainda não sabem filtrar o conhecimento. Para estes, está na Wiki logo é verdade, e isto é muito contraproducente e perigoso.

A Wiki devia ter logo em cima um alerta a vermelho a dizer que não é feita por especialistas e que a navegação é por conta e risco de quem se faz ao mar.

Cumprimentos
José António Baptista