Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Mapa Magdalenense com 15.000-10.000 anos a.C.

.
clique para ampliar


Encontrado o mais antigo mapa pré-histórico da Europa Ocidental

Equipa da Universidade de Saragoça publica estudo depois de 15 anos de investigação


Para os grupos de caçadores nómadas da cultura magdalenense (15 mil a 10 mil a. C.) conhecer a paisagem era garantir a própria sobrevivência. A descoberta de um mapa gravado em pedra na gruta de Abauntz, em Navarra, Espanha, com 13660 anos, tornou-se já no achado mais antigo do género na Europa Ocidental.


A equipa de arqueólogos da Universidade de Saragoça, liderada por Pilar Utrilla, publicou agora o estudo sobre o achado no «Journal of Human Evolution», depois de 15 anos de investigações.


Em 1993, os investigadores encontraram na gruta dois blocos de pedra calcária com 20 centímetros de largura. Em 1994, descobriram outro bloco semelhante no mesmo estrato arqueológico. A datação por carbono 14 indicou que os blocos possam ter sido gravados há 13660 anos ler mais...


imagem 1 daqui

imagem 2 daqui


Agradecemos esta notícia ao portal CiênciaHoje.

.

Sem comentários: