Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

domingo, 30 de agosto de 2009

Dez Luzes num Século Ilustrado - Setembro 09

.

Rousseau e o Contrato Social

André Belo



23 Setembro - 21h30

Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras


Jean-Jacques Rousseau (1712- 1778) é inquestionavelmente uma das Luzes deste Século Ilustrado. Tal como Voltaire, Rousseau considera a “civilização” produto da história. Mas, enquanto Voltaire assenta a sua visão num trabalho precursor de historiador da civilização e nos feitos da humanidade esclarecida, Rousseau empreende uma análise da natureza e condição humanas que constituirá os alicerces da sua mundividência.
A mesma época que produziu os inexcedíveis panegíricos à civilização, à razão e à capacidade do homem se ilustrar a si próprio e aos seus semelhantes produziu também as influentes críticas de Rousseau contra os males da civilização. Rousseau nasceu “fraco e doente”, na sociedade reprimida de Genebra, mas tal condição não o impediu de se constituir como um dos pensadores mais controversos e poderosos da história da humanidade
(...) texto extraído daqui.


Para saber mais sobre Jean-Jacques Rousseau, visite a Wikipédia, clicando aqui.


Imagem daqui, a quem agradecemos.

.

Sem comentários: