Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quinta-feira, 2 de abril de 2009

anamnesis 011

.
O 'Moinho' e o Forte de São Julião da Barra
Praia do Moinho
ca. 1986/87


imagem: © Júlio Batista

.

2 comentários:

Fernando Lopes disse...

Um pedido de esclarecimento. Este "moinho" de que se trata? De um restaurante? Ainda existe? Perdoem a ignorância.

Acabo de lhe remeter, ao José António, uma imagens que recebi desta zona.

Muito bom trabalho. Os associados e visitantes agradecem.

Abraço

FL

Unknown disse...

.

Caro Fernando,

'Ignorantes' somos todos, e não temos que pedir desculpa, pois nenhum de nós poderá/conseguirá alguma vez saber tudo seja sobre o que for.

Ainda bem que lhe ocorreu colocar essa questão, pois esta construção sempre despertou a curiosidade de muita gente, apesar de ainda ninguém ter certezas absolutas sobre ela, dada a escassez de documentos.

Posso para já dizer-lh duas coisas:
Uma, que se trata duma construção bastante antiga, talvez reaproveitamento de uma outra ainda mais antiga.
Outra, que quem sabe muito mais que eu sobre ela, e o pode ajudar a esclarecer-se (e a nós) é o nosso Amigo dr. Jorge Miranda.

Para já, os factos possíveis:
- Esta construção, chamada 'moinho', encontra-se na praia do mesmo nome, a praia do Moinho, praia esta situada paredes meias com o Forte de São Julião da Barra, do lado de Carcavelos, a nascente, claro.
- Na época em que a conheci, inícios dos anos 70, era habitação duma família de pescadores de apelido Rocha, cujo patrono era algarvio.
- Cheguei a entrar lá dentro pois era amigo dum dos filhos, moço da minha geração, e isto é um pormenor curioso, dada a proximidade do mar naquele sítio, que em época de marés vivas galga por cima da construção, pormenor curioso dizia, no interior desta existia (existirá ainda?), uma nascente de água doce! Um pouco salobra, é certo, mas compreende-se.
- A construção ainda existe no mesmo sítio, mas desconheço se continua habitada ou o seu estado actual.

Sobre o topónimo 'Moinho', nada sei.
Desconheço elementos arquitectónicos ou documentais que apontem para que alguma vez aquilo tenha sido um moinho (mas não será de descartar a hipótese; uma azenha?).
Não esqueçamos que aquela zona foi habitada desde época muito antiga, antes da construção do Forte de São Julião da Barra.
Onde este hoje se encontra, na chamada Ponta da Lage, existiu mesmo uma capela ou orada.
Povoado não creio que existisse (onde estão os vestígios?), mas abrigos de pescadores? Porque não?

Quem também lhe poderá adiantar algumas informações é o nosso Amigo dr. Boiça, que igualmente conviveu com aquela família.

Nota final: Para alguém que possa estar interessado em investigar o assunto, o moço de quem falei ainda pode ser encontrado. É pescador em Paço de Arcos.

Abraço

.