Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

terça-feira, 31 de março de 2009

"Põe-te na popa e vamos até ao Bugio"

.
Forte Farol do Bugio
Sentinela do Tejo

O Bugio sempre nos fascinou e certamente que a si também. Pérola da Arquitectura militar dos sécs. XVI-XVII, situa-se na desembocadura do rio Tejo, sobre um cabeço de areia, a Cabeça Seca, a cerca de 1,29 milhas náuticas do Porto de Recreio de Oeiras. Foi construído com o objectivo de cruzar fogos com o Forte de São Julião da Barra e, juntamente com outras fortificações militares do litoral de Oeiras, defender a entrada da barra do rio e o porto de Lisboa de ataques inimigos.


Convidamo-lo a vir connosco visitá-lo com a Espaço e Memória, assistindo ao video que elaborámos:




este video está no YouTube,
onde o pode ver, comentar, descarregar, guardar e partilhar.

imagem aérea - Google Earth

10 comentários:

Rosa Vieira disse...

Olá José António

Parabéns, uma boa ideia filmar, para que todos possamos visitar virtualmente o nosso património.

Pena estar em tal estado de deterioração espero que alguém responsável ao ver este filme tome algumas providências.

Unknown disse...

.

Olá Rosa Vieira,

Então como corre a vida aí por Ílhavo?
Desejo que tudo esteja bem.
Como já lhe referi, talvez tenhamos uma oportunidade de nos encontrarmos e conhecer, se se concretizar a nossa ideia duma Visita ao Museu Marítimo de Ílhavo em 3 de Julho. Mas ainda é prematuro falar nisso.

Grato pelos parabéns - não sou nenhum profissional e isto é o que chamo 'as minhas brincadeiras', que faço pelo prazer e pela utilidade que julgo possam ter para divulgar o nosso Património.
Grato também pela visita e pelo comentário.

É efectivamente verdade. A partir do instante em que o farol passou a ser automático e a não necessitar da presença permanente de faroleiros, que o Bugio ficou desabitado, entregue à sua sorte e aos rigores do clima e efeitos do mar.

O estado de algumas estruturas mais sensíveis, como a capela, é deplorável - revestida de belas paredes em madeira polícroma, assim como o púlpito, e um maravilhoso altar de embutidos em mármore, entre outras coisas.
Oxalá as entidades responsáveis se entendam e surja um projecto de restauro e reabilitação que devolva àquele monumento a sua glória e beleza de antanho, antes que seja tarde demais.

bjs,
Z.

.

Fernando Lopes disse...

Excelente trabalho.

Unknown disse...

.

Olá Fernando Lopes,

Grato pelos elogios.
Como tenho dito, não sou um profissional - mas tenho pena... :)
Isto sáo as minhas 'brincadeiras', com as quais me vou entretendo e passando tempo, além de dar alguma utilidade às centenas, senão milhares, de fotografias que tenho.

Já estou a 'desenhar' outro video, sobre as fortifícações marítimas do nosso concelho. Um pouco mais trabalhoso que este, pois há fortes dos quais não tenho quase fotos nenhumas, ou porque nunca as tirei, ou porque eles (fortes) já não existem (infelizmente).
Quando estiver pronto, aqui será colocado.

Abraço

.

Cristina Gonçalves disse...

Boa tarde,

Gostei muito de ver o vídeo - vou increver-me na visita de 2009. Também me impressiona o estado deplorável dos espaços interiores, a necessitar urgentemente de obras de consolidação e restauro. Trata-se de um monumento nacional ou de um imóvel de interesse público? Em qualquer dos casos, este vídeo devia ser dado a conhecer oficialmente à(s) entidade(s) que o tutelam(m).

Convido-vos a visitar o Forte de S. Jorge de Oitavos - Centro Interpretativo, na Estrada do Guincho, que reabriu há pouco mais de um mês ao público, após obras de beneficiação e novos conteúdos expositivos.

Obrigada
Cristina Gonçalves

Unknown disse...

.

Cara Cristina Gonçalves,

Em primeiro lugar, obrigado pela visita a este espaço e grato pelo amável comentário.

Sobre o Bugio, julgo que o mesmo está classificado como Imóvel de Interesse Público. E que a Capela (sem ter a certeza), na dependência do IPPAR, é Monumento Nacional.
Creio que as entidades responsáveis estão bem cientes do estado em que se encontra. Mas a reabilitação, ainda é uma miragem.

Quanto ao Forte de S. Jorge de Oitavos, não deixaremos de o considerar assim que surja uma oportunidade.
Nos meus planos pessoais, está com certeza visitá-lo assim que me for possível.

Cumps

.

Anónimo disse...

Este video està de ***** estrelas muito obrigado e felicidades

Unknown disse...

.

Caro Anónimo,

Obrigado pelo elogio que, confesso, julgo um pouco imerecido, pois gostaria de ter feito melhor, muito melhor.

Fico feliz por lhe ter agradado. Tal é sem dúvida um incentivo a continuar com este projeco de concepção de pequenos videos de divulgação do património do concelho de Oeiras.

Grato também pela visita e pelo comentário.
Volte sempre que quiser. A porta está aberta.

Cumps

.

Anónimo disse...

Boa noite, de facto precisa obras mas já alguém se chegou à frente, por exemplo o espaço memória! Câmara de Oeiras? Passem o Bugio para a Margem SUL sabiam que pertence a margem SUL??? Vejam os escritos antigos...sobre o assunto
cumps

Bruno Gomes da Costa disse...

Caro "Anónimo",

1- O Bugio Não Pertence à margem sul.

2- A Espaço e Memória Associação Cultural de Oeiras é uma associação cultural - tal como diz o nome - e não uma empresa de recuperação de património.

3- Verifique de quem é a jurisdição sobre o Forte e Farol do Bugio antes de alvitrar pseudosoluções sobre o assunto.

Falar sem conhecimento de causa pode resultar em situações embaraçosas.