Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

terça-feira, 21 de abril de 2009

Mecenas e Patronos

.
Recebido via email:




Mecenas e Patronos
A Encomenda Artística e a Igreja em Portugal

III Ciclo de Conferências para o Estudo dos Bens Culturais da Igreja

28, 29 e 30 de Maio de 2009
Centro Cultural do Patriarcado de Lisboa
UCP, Lisboa | Aud. 2

Personalidades marcantes no panorama eclesiástico do seu tempo, apesar de reconhecida a sua acção pastoral, política ou, até mesmo, cultural, pouco destaque tem merecido o desempenho mecenático exercido por muitas dessas figuras da Igreja em Portugal.
Com um papel fundamental na aquisição de obras de arte, o seu carácter empreendedor revela-se ainda pelo apoio efectivo concedido às artes, não apenas por via do patronato ou da encomenda, mas também pela intervenção activa em todo o processo criativo.
Conscientes da importância pastoral e política que os meios visuais exercem, assumiram, não raras vezes, como um dos desígnios das suas funções, o melhoramento das respectivas dioceses, ordens religiosas, igrejas ou conventos.
O acesso a alguns dos principais centros artísticos internacionais, a que posição de alto prestígio de que gozavam não era alheia, convertia-os também em reais agentes de modernidade estética e cultural do seu tempo. Motivados pelas necessidades da liturgia e do cerimonial, foram fundamentais na actualização discursiva de inúmeras realizações, que se perpetuam hoje como testemunhos vivos dos seus patronos.
Responsáveis por empreendimentos de singular qualidade no panorama artístico nacional, o presente Ciclo de Conferências visa, não apenas oferecer um mais completo e actualizado conhecimento do perfil biográfico de cada uma dessas figuras, mas, sobretudo, promover o debate em torno do papel da Igreja na construção do seu importante legado patrimonial ao longo dos tempos.

Com o Alto Patrocínio de S. Ema.,
o Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa,
D. José da Cruz Policarpo

+ Informações e Programa
aqui
.

Sem comentários: