Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Uma obra que “provém do coração de Deus”



Foi inaugurado no dia 5 de Julho último, o Centro Comunitário Senhora da Barra.

Aqui ficam os ecos que nos chegaram desse acontecimento importante que tanto alegrou os paroquianos.



Uma obra que “provém do coração de Deus”
[ inauguração ]
Paróquia de São Julião da Barra, Oeiras

- - - - -

Lisboa |

CARDEAL-PATRIARCA INAUGUROU CENTRO COMUNITÁRIO SENHORA DA BARRA

Uma obra que “provém do coração de Deus”


O Centro Comunitário Senhora da Barra, da paróquia de São Julião da Barra, em Oeiras, foi benzido e inaugurado no passado dia 5 de julho, com o Cardeal-Patriarca a destacar a construção da comunidade a partir da edificação do novo espaço.

Este novo edifício foi inaugurado, segundo D. Manuel Clemente, “depois de um quase record absoluto” na construção, após o “lançamento da primeira pedra há um ano”. “Não é vulgar e por isso felicito-vos a todos, os que o fizeram, os que o apoiaram, os que os construíram. Estas coisas, quando são assim tão boas, nós sabemos de onde provêm: do coração de Deus, constante Criador de todas as coisas”, salientou no início da Eucaristia, que antecedeu a bênção e inauguração do novo espaço. Na sua homilia, o Cardeal-Patriarca lembrou o que diziam “os antigos: ‘Queres ver os homens unidos, põe-nos juntos a construir uma catedral’”. “Mas pode ser uma igreja, pode ser um centro”, sintetizou, fazendo a analogia com o envolvimento de toda a comunidade paroquial na construção do Centro Comunitário Senhora da Barra.

Destacando a “generosidade do contributo da Câmara Municipal de Oeiras” e o envolvimento de “tanta gente a trabalhar” para este novo edifício, D. Manuel Clemente lembrou o papel que a construção do centro comunitário teve na construção da comunidade. “Este centro comunitário seguiu o caminho que Jesus abriu, passando da construção civil à construção de nós todos, porque certamente que esta comunidade cresceu não apenas materialmente mas pela sua colaboração como Igreja, como família dos filhos de Deus no mundo que dão as mãos para obras que são úteis para todos”.

Após a bênção do novo Centro Comunitário Senhora da Barra, pelo Cardeal-Patriarca, o pároco de São Julião da Barra, padre Nuno Westwood, anunciou que o Papa Francisco enviou “a bênção” e “exprime o seu reconhecimento a todos” os que colaboraram nesta obra. “Passados 24 anos da construção da nossa igreja, prestes a celebrarmos as nossas bodas de prata, 6 anos depois do arranque deste projeto e 10 meses após o início da obra, podemos hoje estar orgulhosos e felizes. A construção deste centro comunitário foi sempre um anseio da nossa paróquia e uma necessidade para reforçar o apoio à comunidade mais idosa, às famílias carenciadas, às crianças e jovens da nossa catequese. A todos eles erguemos este centro. Hoje, tudo entregamos, uma vez mais, nas mãos de Maria, a quem devemos a graça da construção”, sublinhou o sacerdote.

O Centro Comunitário Senhora da Barra tem espaços para a ação social e caritativa, para a missão pastoral e para o apoio espiritual, além de possibilitar a realização de diversas iniciativas culturais.

texto e fotos por Diogo Paiva Brandão




fonte Paróquia de São Julião da Barra

- - - - -

imagem de abertura enviada pela Paróquia de São Julião da Barra a quem agradecemos.

Sem comentários: