Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

domingo, 5 de julho de 2015

O futuro incerto e preocupante da casa residência de Igrejas Caeiro 01


Este artigo justifica-se por ultimamente terem surgido zunzuns preocupantes sobre a alienação (venda) da casa de Igrejas Caeiro.

Dentro do possível procuraremos ir actualizando a questão, com toda a informação que nos chegar.


O futuro incerto e preocupante da
casa residência de Igrejas Caeiro
[ património ]
Caxias

- - - - -


Em 29 de Setembro de 2012, às 16:24:00 publicámos um artigo intitulado Casa de Igrejas Caeiro abre ao público em 2013 [ Caxias ] que pode ver AQUI

Já na época, após o falecimento de Igrejas Caeiro, ocorrida em 19-02-2012 , as pessoas questionavam-se sobre qual o destino da excelente residência, a qual tem traço do arquitecto Keil do Amaral [ Francisco Caetano Keil Coelho do Amaral (1910 — 1975) ]

— — — — —

Data: 09 de Junho de 2015 às 13:13:02

Caros Associados,

Segue (…) uma preocupação enorme e real que todos nós temos acerca do da casa e acervo do Igrejas Caeiro.

Se alguém souber alguma coisa sobre o assunto informem-nos por favor. Pessoalmente já envolvi o vereador Marcos Sá, que irá inquirir a CMO e a Fundação Mq. de Pombal e voltará ao assunto na Assembleia Municipal.

Sem mais de momento

Os melhores cumprimentos

Rui Lemos

From: 31 - Ana Maria Gaspar

De: Ana Gaspar 

Exmos. Srs.,

Aproveito a ocasião para manifestar a minha preocupação com a casa de Igrejas Caeiro por onde passei há dias e vi um letreiro de uma imobiliária.

Tanto quanto sei o falecido locutor fez a doação da sua casa a essa Fundação para dela ser feito um museu ou algo semelhante, uma vez que a própria casa contém peças artísticas importantes e um acervo radiofónico notável.

Preocupa-me ver o património desbaratado, rendido às mais-valias economicistas, e a vontade dos doadores sucessivamente desrespeitadas no concelho de Oeiras.

Ana Gaspar
munícipe oeirense

— — — — —

12 de Junho de 2015 às 15:13:09

Ontem no Facebook o assunto voltou a ser falado, desta vez pelo José Carlos Oliveira, cineasta e ex-candidato a vereador da cultura do PS.

Aqui segue o que se tem dito:

José Carlos de Oliveira
 - CONFIRMA-SE A VENDA DA CASA DE IGREJAS CAEIRO
Foi-me confirmado pela agência imobiliária Sotheby´s que está para aluguer com opção de venda a casa de Igrejas Caeiro, em Caxias, legada em testamento à Fundação Marquês de Pombal, com o estrito fim de servir de polo museológico e de actividades culturais e de Acção Social para a comunidade de Caxias/Oeiras e do País.
A Fundação não só então aceitou o legado, como se financiou com a venda de terrenos deixados por Igrejas Caeiro para suportarem o projecto, sem que até hoje e passados três anos se vissem os reflexos dosfundos obtidos de cerca de € 370 mil na execução do legado altruísta. Antes pelo contrário, a casa desenhada por Francisco Keil e os jardins têm vindo a degradar-se, com risco do precioso recheio, e sem que os cidadãos possam usufruir da concretização de um sonho de Igrejas Caeiro, destinado à aquisição de Conhecimento e do bem-estar de todos nós.

Rui Lemos
 Caro Zé Carlos a EMACO está disponível para ajudar num movmento para impedir, mais um acto de delapidação de património cultural, porque tanto quanto sabemos, o recheio tembém tinha peças únicas e valiosas, além dos paineis de azulejos da Maria Keil. Já a venda do terreno (com autorização expressa no testamento) serviria para ajudar na manutenção da casa e do jardim. Mais uma vez assistimos a um " que se lixe" por quem tinha também o direito de perservar o património legado.

José Carlos de Oliveira
 Caro Rui Lemos. Agradecemos as suas palavras e disponibilidade. Estamos a tentar chegar à fala com o testamenteiro e com o presidente da Fundação. Ainda acreditamos ser possível fazer imperar o bom senso. Se o não for, apelaremos a todos os que quiserem defender o sonho de IC e os interesses dos cidadãos.

Depois também partilhei e recolhi o seguinte comentário:

Rui Lemos
 - Malta afinal parece que se confirma. Querem mesmo "marimba-se" no testamento do Igrejas Caeiro e vão vender a sua casa.
Fernando Lopes Será interessante ler a prosa que está (ou estava) no site da Fundação Marques de Pombal, laudatória do espaço e do excelente destino publico que estava pensado.

Rui Lemos
 - O texto ainda está no site da FMP, http://www.fmarquesdepombal.pt/cfigrejas.php, Leiam a ironia do último paragrafo

Com o Marcos Sá

Rui Lemos
 - Olá Marcos, espero que tudo esteja bem contigo e com os teus. Por acaso sabes se há novidades sobre a casa do Igrejas Caeeiro? A doação permite a alienação do recheio e da casa? Já tinham vendido um lote de terreno ara ajudar na manutenção do edificio e agora querem vender uma coisa contrária ao testamento? Se souberes alguma coisa avisa-me porque a EMACO gostava de tomar uma posição oficial mas não sabemos detalhes e a CMO fecha-se, e da Fundação Mq. Pombal, não temos resposta. Abraço

Marcos Sa

 - Formalmente não desmentem. Eu vou pôr por escrito enquanto vereador.
Gd abraço

Rui Lemos
 - Obrigado Marcos Vai dando noticias e se precisares de alguma coisa nossa dispõe. Abraço

Temos de estar atentos e acho que devíamos pedir esclarecimentos oficiais e se possível embargar tamanho disparate. 

Os melhores cumprimentos

Rui Lemos

—  — — —

Data: 12 de Junho de 2015 às 17:14:17Malta,

Últimas novidades do Facebook.

Segue a lista dos corpos sociais da FMP

http://www.fmarquesdepombal.pt/orgaos.php

O Zé Carlos postou isto à menos duma hora.

José Carlos de Oliveira

FUNDAÇÃO MARQUÊS DE POMBAL NÃO RESPONDE

Fundação Marquês de Pombal
Exmo. Senhor Presidente do Conselho de Administração
Dr. Isaltino Afonso Morais

Exmo. Senhor

Conforme solicitado três vezes por telefone, em nome deste Movimento, desde há cerca de quinze dias atrás, vimos formalizar o nosso pedido de reunião com o Sr. Presidente do Conselho de Administração da Fundação Marquês de Pombal (FMP), no sentido de podermos ser esclarecidos sobre a intenção de aluguer com opção de venda da casa residência de Igrejas Caeiro, assim como sobre a aparentemente evidente opção da FMP de tornar inexequível o projecto altruísta de Igrejas Caeiro, apesar de ter já alienado os terrenos destinados em testamento a financiar o projecto.

A presente solicitação segue, aliás, a pertinente sugestão da Senhora Coordenadora-Geral da FMP, feita junto do administrador da página do Facebook “A minha terra é Caxias”, no dia 29 Maio transacto.

Na expectativa da disponibilidade de agenda de Vossa Exa.,
Subscrevemo-nos com elevada consideração


José Carlos de Oliveira
MOVIMENTO MIRANTE

Até já
Os melhores cumprimentos

Rui Lemos

— — — — —

Data: 03 de Julho de 2015 às 22:17:25

Últimas do Facebook à 6h atrás pelo José Carlos de Oliveira

"PRESIDENTE DA CÂMARA DE OEIRAS DESCONHECE INTENÇÃO DE VENDA DA CASA IGREJAS CAEIRO
Retiradas as placas da imobiliária SOTHEBY´S

Paulo Vistas declarou em Reunião de Câmara de 3 de Junho, desconhecer intenções de alienação da Casa Igrejas Caeiro por parte da Fundação Marquês de Pombal, apesar da colocação das placas da imobiliária Sotheby´s na propriedade.
O Presidente da Câmara respondia a interpelações dos vereadores Marcos Sá, do PS e Daniel Branco, da CDU, sobre as intenções da Fundação Marquês de Pombal (FMP), afirmando que na qualidade de integrante do Conselho de Curadores daquela Fundação apenas sabia do propósito de avaliação daquele património, e que não só seguiria o assunto com toda a atenção como faria conhecer ao Presidente da FMP a oposição da Câmara à alienação ou a qualquer outra intenção que se distanciasse do legado de Igrejas Caeiro, exclusivamente destinado à Cultura e Acção-Social.
Recordo que o Mirante e a Espaço Memória foram directamente informados pela Sotheby´s sobre os objectivos de arrendamento do imóvel, com opção de venda.
Após aquelas interpelações e a reunião do Mirante com o Presidente da FMP, Isaltino Morais, foram retiradas da Casa Igrejas Caeiro as placas da imobiliária.

Preocupado, apesar de tudo, com o que parece ser uma pouco clara evolução dos acontecimentos e em resposta ao desafio do Presidente da FMP, Isaltino Morais, o Mirante está a elaborar um esboço de proposta para implementação dum projecto auto-sustentável que cumpra o legado de Igrejas Caeiro, com base nas diversas sugestões que vários cidadãos nos fizeram chegar. Contamos, em breve, poder dar notícias sobre a evolução deste assunto, que tanto diz a muitos."

Mané, Jorge, Fernando não deveríamos também fazer uma proposta de utilização para a casa e espólio? Mais novidades assim que as houver…..

Os melhores cumprimentos

Rui Lemos

— — — — —

saiba mais:

Casa de família de Igrejas Caeiro abre ao público em 2013

Casa Francisco Igrejas Caeiro

- - - - -

fotografia de abertura - a Casa Francisco Igrejas Caeiro do sítio internet Fundação Marquês de Pombal a quem agradecemos.

Sem comentários: