Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sábado, 24 de maio de 2014

«Começam as buscas aos restos mortais de Cervantes» [ Madrid ]



«Começam as buscas
aos restos mortais de Cervantes»
[ arqueolgia ]
Madrid, Espanha

- - - - -

Começam as buscas aos restos mortais de Cervantes


Quase 400 anos depois da morte de Miguel Cervantes, começam hoje as buscas dos seus restos mortais no Convento das Trinitarias de Madrid, onde se acredita que foi enterrado cumprindo o seu desejo.

Um grupo de pesquisadores começa hoje uma análise dos possíveis locais onde possam estar depositados os restos mortais do escritor, recolhendo amostras que permitam realizar os testes necessários.

Depois de processar toda a informação, será possível no mês seguinte obter uma “imagem tridimensional absolutamente completa de todo o edifício”, explicou o médico legista Francisco Etxeberría.

Com a primeira fase concluída e com resultados positivos, a segunda fase passará por extrair os restos mortais do escritor, ação que estará a cargo da equipa liderada por Francisco Etxeberría.

Uma vez recolhidos os restos mortais, a última fase passará por identificar os mesmos através de características antropológicas, tais como as lesões que o escritor sofreu na Batalha de Lepanto, em 1571 – dois tiros no peito e um na mão esquerda.

A primeira tentativa de localizar os restos mortais do escritor começa logo pela manhã no convento atualmente habitado por freiras.

Fonte: DN

fonte Pportodosmuseus

- - - - -

imagem de abertura - gravura [ 1863 ] da autoria de Gustave Doré [ Estrasburgo, 06-01-1832 – Paris, 23-01-1883 ] representando as personagens Dom Quixote e Sancho Pança, personagens centrais da obra «Dom Quixote de La Mancha» [ Don Quijote de la Mancha em castelhano ] de Miguel de Cervantes Saavedra [ Alcalá de Henares, 29-09-1547 — Madrid, 22-04-16161 ] do sítio internet Wikimedia Commons a quem agradecemos.

Sem comentários: