Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Dinossauro da Lourinhã em Lisboa


Praia de Paimogo onde foram encontrados ovos de dinossauro,
com o Forte do Séc. XVII, Lourinhã

Dinossauro da Lourinhã em Lisboa
[ exposição ]
3 a 27 Fevereiro 2011
Academia das Ciências, Lisboa


Dinossauro foi descoberto por Miguel Telles Antunes

O dinossauro “Lourinhanosaurus antunesi”, encontrado na região da Lourinhã há 13 anos, será exposto pela primeira vez em Lisboa, durante o mês de Fevereiro.

O exemplar integrará uma exposição onde vão estar representadas várias espécies que foram novas para a ciência e que estará patente do dia 3 a 27 do próximo mês, na nova sala de exposições temporárias da Academia das Ciências, na freguesia das Mercês, em Lisboa.

Segundo a academia, este é “um dos dinossauros que viveram durante o jurássico superior, há 150 milhões de anos, no território onde hoje é Portugal, mais concretamente na área da Lourinhã”.

Pertence à família dos carnívoros bípedes e o seu nome é dedicado à vila onde foi encontrado. Embora latinizado, conforme as regras de nomenclatura zoológica, significa literalmente “lagarto da Lourinhã, dedicado a [Miguel Telles] Antunes”, que foi o investigador que dirigiu as escavações.

Este investigador da Universidade Nova de Lisboa, membro da Academia de Ciências de Lisboa e director do museu desta instituição, é considerado um dos mais prestigiados paleontólogos europeus.

- - - - -



Academia das Ciências de Lisboa
R. Academia das Ciências, 19
1249-122 Lisboa
t. 21 321 97 30
f. 21 342 03 95


autocarro - 92, 706, 727, 758 e 773
eléctrico: - 28
metro - Rato (Linha Amarela) / Baixa-Chiado (Linha Azul)

fotografia de abertura do sítio internet A Nossa Quinta de Candoz a quem agradecemos.
fotografia da Academia do sítio internet Marcas das ciências e das técnicas pelas ruas de Lisboa a quem agradecemos.

Sem comentários: