Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sábado, 8 de janeiro de 2011

Amuletos, Fetiches e Talismãs, Magia e Simbolismo


a ferradura, um dos amuletos da sorte

Amuletos, Fetiches e Talismãs, Magia e Simbolismo
[ exposição ]
08 a 29 Janeiro 2011
Livraria-Galeria Verney


AMULETOS, FETICHES E TALISMÃS EM EXPOSIÇÃO EM OEIRAS

De 8 a 29 de Janeiro estará patente na Galeria Verney, em Oeiras, uma invulgar exposição de Amuletos, Fetiches e Talismãs, naquela que é uma narrativa e viagem pela história dos objectos a que a cultura popular tem atribuído desde há séculos a capacidade de protecção contra os infortúnios, fixando ou repelindo o mal produzido por espíritos e entidades sobrenaturais conscientes e poderosas.

Os objectos e documentos expostos integram a a Colecção Privada do professor Manuel J. Gandra, um dos maiores estudiosos do Esoterismo e Simbolismo em Portugal, e ainda alguns artefactos do Centro de Estudos
Arqueológicos (CEA) da Câmara Municipal de Oeiras. No total, são cerca de 400 peças, incluindo as tradicionais Cabeça de Víbora, Mão de Toupeira, Ferradura, Figa, Mão de Fátima, Pedra de Raio e o Sagrado Coração de Jesus.

De acordo com Manuel J. Gandra: "Os amuletos (do latim, amuletum) podem ser rastreados em Portugal desde a pré-história, mas foram, todavia, os fenícios os responsáveis pela divulgação no ocidente de muitos dos que já haviam propagado antes no Mediterrâneo".

A mostra é promovida pela Câmara Municipal de Oeiras e produzida pela revista Flor de Lótus.



- - - - -





Livraria-Galeria Municipal Verney
Rua Cândido dos Reis, nº 90/90A
2780 – 211 Oeiras
t. 21 440 83 91
f. 21 440 84 81


Acessibilidades:
Estações da C.P. – Santo Amaro e Oeiras
Autocarros – 106, 111, 112, 115, 122, 467, 471 e 482
Parque de estacionamento: Traseiras da Verney, entrada pela Av. Copacabana, gratuito de sábado às 13h00 até final de domingo.

imagem de abertura do sítio internet EmotionCard a quem agradecemos.
fotografia da Livraria-Galeria © josé antónio • comunicação visual, reprodução proibida.

Sem comentários: