Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Aquisição pela BNP de raro opúsculo seiscentista


Aquisição pela BNP de raro opúsculo seiscentista
[ imprensa ]
Lisboa



O opúsculo in-folio Pro priori Academico Certamine discutiendo. Pontificias conclusiones deductas ex elegantissimo, pariterque difficili tractatu ad text. laboriosum in regula contractus 85. de regulis juris lib. 6. Praeside… D. Andrea Bernardes Ayres… Defendendas proponit Emmanuel Pacheco de Mello… Quaestio principalis, Utrùm Si extraneus marito futuro dotem tradat… tem autoria atribuída a André Bernardes Aires, Doutor pela Universidade de Coimbra, o qual, entre outras actividades, leccionou no reputado Colégio Pontifício de S. Pedro, onde dirigiu inúmeras teses em Direito Canónico, entre 1666 e 1692, segundo Barbosa Machado, de que é exemplo esta obra, publicada em 1685, acerca dos dotes de casamento defendida por Manuel Pacheco de Melo, aluno do quinto ano do curso.
O exemplar foi adquirido no leilão de Pedro de Azevedo, em Dezembro de 2010, e pertenceu à biblioteca de Eugénio da Cunha Freitas, licenciado em Direito, bibliófilo e interessado em temas de história local e genealogia com diversos trabalhos publicados



- - - - -



Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
t. 21 798 20 00
f. 21 798 21 40


Autocarros - 31A, 50, 68, 75, 77, 85, 101, 106
Metropolitano - Entrecampos (200m), Cidade Universitária (500m)
Comboio - Est. Entrecampos (500m)
Táxis - Pç. Entrecampos (200m)
Estacionamento - O parque da BNP é público e está sujeito a pagamento

fotografia da Biblioteca do sítio internet Para entender a história... a quem agradecemos.

Sem comentários: