Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

atentado terrorista de lesa-património natural e paisagístico



Um sinistro 'atentado terrorista', de contornos quasi kafkianos, foi e continua a ser perpetrado por energúmenos - que outra coisa lhes poderei chamar?! - que se auto-denominam arquitectos e engenheiros na Escola Secundária Sebastião e Silva - o antigo e nosso mui estimado e amado Liceu de Oeiras!

Sim, esse, o das grandes e belas recordações da nossa adolescência. Das nossas ambições, dos nossos êxitos e fracassos, dos nossos sonhos, do nosso experimentar e testar as pessoas, a vida e o mundo, dos nossos namoricos efémeros, da nossa vida enfim.



Inaugurado em 18 de Outubro de 1952, este estabelecimento de ensino, de grandes tradições, era até há poucos dias, um dos melhores exemplares da arquitectura de Estado Novo para esta tipologia de edifícios.


Ao longo dos seus 57 anos de existência, poucas ou nenhumas foram as alterações que lhe fizeram na traça original, pelo que qualquer estudante de arquitectura ou história o podia utilizar como modelo de arquitectura da mencionada tipologia.

A maioria das alterações passaram apenas por construção, efémera, de pré-fabricados e pequenos acrescentos nos pátios exteriores.


O triste e funesto drama que o Liceu de Oeiras está a viver conta-se em poucas palavras:

O Ministério da Educação decidiu - 2007 ou 2008 - promover obras de melhoramento no edifício, e avançou com um projecto de intervenção. Não foi questionada a justeza do mesmo, pois o edifício apresentava alguns aspectos de degradação interior, como humidade, e necessitava de intervenção para melhorar as condições de trabalho.

O projecto foi aprovado pela autarquia e as obras avançaram, cremos que em meados de Agosto último.


O que ninguém augurava é que a coberto dessa intervenção, que se pensava seria apenas no edifício em si mesmo, em particular e só no interior, se assistisse a uma intervenção também nos espaços exteriores, na envolvente paisagística, nomeadamente nos pátios, densamente arborizados com magníficos espécimes de árvores - amendoeiras e tílias, p.ex. -, também elas sem dúvida, além do edifício, património, pois estavam perfeitamente integradas na paisagem envolvente do edifício, sendo que muitas, não duvidamos, pelo seu porte seriam da data de construção do Liceu - 57 anos, recordemos. Ora acontece que diversas destas espécies foram abatidas, arrancadas, e outras têm o mesmo destino prometido. Fala-se em números que rondam os 130 exemplares de árvores arrancadas!!


Que os espaços exteriores pudessem ser alvo de alguns melhoramentos, aceita-se e compreende-se.

O que consideramos um verdadeiro acto de terrorismo é o corte daqueles belos e enormes exemplares de espécimes arbóreos, cada vez mais raros na nossa paisagem. Árvores perfeitamente integradas nos espaços a que pertenciam, e que proporcionavam abrigo nas suas copas a centenas de avezinhas que as procuravam, quer para construir ninhos, quer para se alimentarem de insectos, assim como abrigavam as pessoas da chuva, que as procuravam em chuvosos dias de Inverno, ou do sol inclemente nos dias quentes de Verão.


Ficam aqui algumas fotografias do Pátio da Amendoeira, antes e depois do atentado, onde se pode apreciar a profusão e diversidade de espécimes que existiam e desapareceram:



Mais fotografias podem ser vistas no Flickr:


- Fotografias do Liceu ANTES das obras, em várias datas: http://www.flickr.com/photos/42019201@N05/sets/72157622459745684/


- Fotografias e vídeos do Liceu AGORA, após início das obras: http://www.flickr.com/photos/42019201@N05/sets/72157622336707297/


nota 1: Está a correr um abaixo-assinado (papel) sobre este tema.


nota 2: O programa "Nós por Cá" da SIC esteve na ESSS, após lhe ter sido feita uma denúncia, e aguarda-se que a reportagem seja exibida.


nota 3: Foi igualmente efectuado um contacto com a Quercus, aguardando-se desta uma resposta.


Sobre a história interessantíssima do vetusto Liceu Nacional de Oeiras, clique aqui.


Aceda também à Associação de Antigos Alunos e Amigos do Liceu Nacional de Oeiras / Escola Secundária Sebastião e Silva, aqui. Se lhe agradar e for do seu interesse, convidamo-lo a registar-se no site.


Não fiquemos indiferentes aos desmandos desta corja de tecnocratas despudorados e sem rumo que destroem o nosso património natural e paisagístico !!


Adenda: Publicámos esta mesma peça nos nossos blogues pessoais "Rememorar Oeiras" (28-09-2009, 03:06:55), "Olharapo de Oeiras" (28-09-2009, 03:24:38) e "Caracol Carolas" (28-09-2009, 03:15:13), e enviámos por email para todos os nossos contactos (28-09-2009, 04h16:44).


Foram várias as respostas ao email que nos chegaram, directa ou indirectamente, de amigos e conhecidos indignados com o caso. Deixamos aqui alguns dos depoimentos:


Henrique S.: Temos que fazer uma ampla divulgação, chegar aos merdia... isto é um crime, na minha escola também.


Helder C.: (...) eu já me tinha interrogado dessa situação. (...) avisto o Liceu onde fui muito feliz e surpreendi-me com o arranque das árvores e, na ocasião, estava até acompanhado e não pude deixar de comentar, com espanto, que estavam a cortar as árvores do meu Liceu. É um atentado, um crime ambiental e paisagistico que é capaz de ter a chancela da CMO. E agora que as árvores foram arrancadas à vida e à nossa também, o que podemos fazer? O que fazer dos 3000 sobreiros que foram também arrancados em Benavente com o beneplácito dos politicos do PSD/CDS em 2005? Este País mete nojo. Conta comigo para a luta. Um abraço.


Jorge C.: Meu caro, estou perplexo! Divulguei, como pedes, pela minha rede de contactos, com a seguinte mensagem: Amizades, Recebi o artigo abaixo proveniente do amigo José António Baptista. Divulguem, se acharem por bem. Alguém ensandeceu, perdeu a vergonha ou acredita que já ninguém se interessa. Nenhuma das opções é razoável e receio bem que este exemplo reuna as três... O que terão feito as árvores a esta gentinha que tanto a perturba? Abraços.


José E.: (...) mas não queria deixar de lhe dar conhecimento, porque também isto está dentro do campo de acção da nossa Associação. Um abraço


Henrique A: Boa tarde, Não sou associado, mas o seu e-mail chegou-me por pessoas amigas. Em resposta envio-lhe algumas fotos e vídeos que guardei oportunamente. Fi-lo exactamente porque esta situação me chocou. Eu próprio contactei a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia. Tanto uma como outra foram céleres na resposta, dizendo que esta intervenção não era da sua responsabilidade. Faça-me o favor de utilizar ou partilhar o que lhe envio como bem entender. Cumprimentos,


Fátima: Embora não esteja ligada ao antigo Liceu de Oeiras por laços afectivos tão profundos como os vossos, magoa-me igualmente o abate das árvores, seja onde for... Aliás, toda a gente sabe que as árvores podem ser re-plantadas noutro sítio - mas ninguém ausculta os cidadãos não fossem estes exigir um processo tão dispendioso e demorado... Eu sei que toda a gente sabe isto, não estou a dar novidade alguma a ninguém; apenas quero exprimir aqui a minha solidariedade para com o movimento que se está a desencadear. Em geral quem destrói, quer que o seu nome fique ligado a uma obra nova. Mas há certamente formas mais criativas de integrar o antigo nas novas formas que se pretende criar sem entrar na política radical da terra queimada: As árvores são seres vivos, duram mais que um ser humano, tal como os animais não se podem queixar, somos nós que ao plantá-las, nos tornamos responsáveis pela sua manutenção e conservação - faz parte dos nossos deveres para com a Natureza, e a beleza, o conforto, e a utilidade que dela usufruimos. Isto parece Poesia, e até é! Mas a Vida, para prosseguir, não precisa só de Técnicas; nem só de Poesia - precisa de Respeito. Se acharem alguma utilidade neste mail, por favor, usem-no. um abraço para todos


terça-feira, 29 de setembro de 2009

Dia Nacional dos Castelos



Caros Associados,


No próximo dia 7 de Outubro comemora-se o Dia dos Castelos, este ano iremos ter um evento conjunto com a Associação dos Amigos dos Castelos, além da celebração dum protocolo entre as duas Associações.

Assim iremos ter um passeio pelo Passeio Marítimo, a que se seguirá um almoço em local ainda a combinar e cujo preço rondará os 20/25 por pessoas.


O local de encontro é no Passeio Marítimo em frente ao Forte das Maias, às 10h do dia 7/10.


É necessário fazerem a inscrição para as duas partes (do passeio e do almoço), pois a nossa Associação tem 25 a 30 lugares disponíveis, já que os restantes lugares serão para os Amigos dos Castelos. Por favor enviem a Vossa inscrição para as visitas e almoço, para mim ou para o Joaquim Boiça (j.mfb@clix.pt – 912608720) ou Bruno Gomes da Costa (bruno.gcosta@espacoememoria.org – 967438441).


Ficamos a aguardar as Vossas inscrições e segue em anexo o cartaz do anúncio.

Sem mais de momento


Os melhores cumprimentos


Rui Lemos

Vice Presidente


rui.lemos@espacoememoria.org

Mobile: +351 91 875 34 72


Recebido via email.


Graciosa, refúgio paradisíaco

Graciosa, refúgio paradisíaco

2 Outubro 2009, 21h30

Quinta do Filinto, Tercena




C O N V I T E


O Jornal “A Voz de Torcena” de parceria com o Museu Etnográfico de Tercena vem muito respeitosamente convidar V. Exa. e a sua excelentíssima família a assistir à inauguração e participar no debate sobre “Graciosa, refúgio paradisíaco” apresentada por Fernando Silva, sexta-feira dia 2 de Outubro às 21,30 hor. na sala multiusos da Quinta do Filinto em Tercena, continuando assim o ciclo de exposições, debates e palestras da temporada 2009/10.

Por se tratar de um assunto interessante e pedagógico, que servirá de meditação sobre a visita efectuada em Agosto passado àquela ilha, as pessoas que fizeram parte do grupo que ali se deslocou, deverão ter alguma curiosidade em escutar e recordar o que de tão maravilhoso viram, já que os que não tiveram essa felicidade, poderão virtualmente conhecer algumas das suas potencialidades e razões dessa quietude Insular.

A exposição estará patente ao público todos os dias, das 10 às 22 horas até ao dia 25 de Outubro.


Para qualquer outra informação contactar 214 390 665 ou 919 231 699 Fax 214 377 527

E:Mail: voztor@netcabo.pt


Convite recebido via email.


Aceda ao portal A Voz de "Torcena" aqui.


Conversas à Volta do Vinho



Convite recebido via email.


Mais informações, aqui.


segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Dia Mundial da Música em Sintra


Recebemos via email da Alagamares - Associação Cultural o seguinte convite:




A Alagamares e a Casa das Cenas, associações culturais de Sintra , amantes da música, vão promover no dia 1 de Outubro, entre as 17h e as 24h um momento de celebração da música no espaço sito na R.Gil Vicente nº5, na Vila de Sintra(ao lado do Turismo).


Traga o seu instrumento, a sua voz, os seus amigos, e venha tocar, ouvir ou tão só falar de música. O espaço é seu , o prazer é nosso, a arte é de todos.

Se quer vir tocar, comunique até 28 de Setembro para este mail, os telefones 918343698 ou 939392193, para que se possa acertar

o horário e pormenores logísticos, ou para os mails casadascenas@gmail.com ou info@alagamares.net.

Apoios da Câmara Municipal de Sintra e da PAACS-Plataforma de Associações e Agentes Culturais de Sintra.



ALAGAMARES - ASSOCIAÇÃO CULTURAL

Caves de S. Martinho, Av. 25 de Abril, n.º 133

2710-250 Galamares - Sintra

info@alagamares.net

http://www.alagamares.net


sobre os comentários


Caríssimos leitores,


No nosso blogue foi colocado um comentário anónimo que reproduzimos mais abaixo, e que pela técnica do 'corta-cola' apareceu também, exactamente igual, em 3 blogues nossos, estes de âmbito pessoal.


Julgamos ter uma ideia da identidade virtual deste 'anónimo' pouco anónimo. E conhecendo-o há uns anos na blogosfera como o conhecemos, não nos admira que este mesmo comentário tenha sido disseminado por muitos outros blogues onde se pode comentar anonimamente.


Não temos moderação de comentários no nosso blogue por razões que já explicámos anteriormente.

Queremos que os visitantes não se sintam constrangidos em comentar as peças, e não queremos que tenham que esperar pela aprovação do comentário para o verem publicado.

Ser-nos-ia fácil ligar a moderação, mas acreditamos na liberdade de expressão responsável, e no bom senso dos que nos visitam.


O nosso blogue tem um objectivo claramente definido no descritivo do seu cabeçalho: Falar da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras, falar e noticiar as actividades da nossa Associação, assim como de outras entidades e instituições que realizam evento dentro do âmbito dos nossos interesses culturais.


O nosso blogue não foi criado para enxovalhar seja quem for ou o que for nem para vir aqui lavar roupa suja. por parte daqueles que se vêem impedidos de escrever em certos blogues, coisa com a qual, obviamente, nada temos a ver. Tal é responsabilidade dos administradores desses blogues, não nossa.


Tudo isto tem como fim explicar que em nome da liberdade em que acreditamos temos por princípio não apagar comentários neste blogue.

Contudo parece-nos evidente que o comentário, abaixo reproduzido, não tem qualquer cabimento neste nosso espaço, nomeadamente por em nada contribuir para o debate sobre as temáticas abordadas nas peças publicadas, e como tal decidimos tomar a sempre desagradável medida de o remover da caixa de comentários.


Com um alerta a outros comentadores, ou ao mesmo..., que venham com a mesma pretensão de achincalhamento: Os comentários não serão tolerados e serão apagados sem apelo nem agravo.


Eis o comentário removido:


"Há alguns blogues que apagam sub-repticiamente qualquer comentário que não lhes agrade ou não o publicam, mesmo quando este é escrito educadamente e as suas observações apoiadas por provas irrefutáveis.


Um destes blogues é o [ o título do blogue foi removido por nós ]. Deve ser por contágio do condenado presidente da sua câmara. A deslealdade para com o tradicional espírito de blogue, a desonestidade e a má fé escondidas são assim bem demonstradas.


Este procedimento deve ser conhecido a fim de que se saiba que o seu conteúdo é interesseiro e os comentários não demonstram a verdade sobre o que os seus leitores pensam, ficando os outros leitores enganados e com uma ideia absolutamente errada acerca do que lêem. Este blogue é o espelho da mentira. É uma depravação daquilo que é um blogue."


Julgamos que da leitura do comentário facilmente se compreende a nossa posição sobre este assunto. Comentário que, apesar de apagado, reproduzimos para dar sentido às nossas palavras e servir de exemplo.

Futuramente limitar-nos-emos a apagar sem quaisquer explicações.


sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Jornadas Europeias do Património 09 - lembrete



É já amanhã, 26 Setembro, a conferência Carcavelos - Um Património Vitivinícola a Preservar, por Estrela Carvalho [ coord. ] e António Sérgio Curvelo-Garcia, e a visita guiada Quinta do Palácio Marquês de Pombal, integradas no Ciclo Jornadas Europeias do Património 09, que em 12 de Agosto noticiámos aqui e aqui.


quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Museu Nacional de Arte Antiga - visitas


Caros Associados,


Está-se a organizar duas visitas ao Museu Nacional de Arte Antiga, a primeira a 26 de Setembro às 16h30 e outra a 3 de Outubro às 10h30, o encontro far-se-á à porta do Museu portanto recomenda-se que estejam 15 m antes da visita.

Só poderemos ter 30 pessoas por grupo, assim é imperioso que se inscrevam quanto antes, para o email ou telemóveis do Bruno Gomes da Costa -967438441 (brunogomesdacosta@gmail.com) ou do Joaquim Boiça – 912608720 (j.mfb@clix.pt), já que eu estarei fora durante uns dias.


O Museu ainda não nos enviou as condições e preços, mas claro que serão mais vantajosas para grupos e associações, essa informação seguirá assim que estiver disponível.


O mais importante é inscreverem-se para que os grupos comecem a formar-se e não se ultrapassem as 30 pessoas em cada um deles.


Se existir alguma dúvida contactem por favor o Joaquim Boiça ou o Bruno G. Costa.


Sem mais de momento


Os melhores cumprimentos


Rui Lemos

Vice Presidente


- - -


Caros Associados,


O preço de entrada na Exposição do MNAA, é de 5 por pessoa e os + 65 anos, 2,5.

Sem mais de momento


Os melhores cumprimentos


Rui Lemos

Vice Presidente


Mensagens recebidas via email.


Visite o Museu Nacional de Arte Antiga, aqui.


imagem daqui, a quem agradecemos.


terça-feira, 22 de setembro de 2009

Em Torno da História de Lisboa 23-09-2009


clique para ampliar

Recebido via email.


Demos notícia deste Ciclo de Conferências aqui, onde pode ver o Programa completo.


GEO - Gabinete de Estudos Olisiponenses

Estrada de Benfica, 368, 1500-100 Lisboa

Tel. 21 770 11 00

http://geo.cm-lisboa.pt/

Metro - Alto dos Moinhos

Carris - 716, 746, 754, 758, 768


Bicentenário das Invasões Francesas


Bicentenário das Invasões Francesas

17, 18 e 25 Outubro


clique para ampliar


Informações:

Câmara Municipal de Oeiras - Divisão de Património Histórico e Museológico

21 440 85 52 / 29

http://www.cm-oeiras.pt

Câmara Municipal de Cascais - Divisão de Património Histórico-Cultural

21 481 53 45

http://www.cm-cascais.pt


Inscrições:

A partir de 21 Setembro 2009

Câmara Municipal de Oeiras - Divisão de Património Histórico e Museológico

21 440 85 52 / 29