Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sábado, 24 de outubro de 2009

Santo Amaro de Oeiras nos Dias que Voam


n.b.: Clique nas imagens para as ampliar.


Há algum tempo, quando navegávamos por alguns dos nossos blogues predilectos, vimos uma fotografia antiga de Oeiras no blogue Rua dos Dias que Voam, que nos interessou e intrigou. Com uma grande simpatia que agradecemos, o mencionado blogue permite-nos utilizar a citada fotografia aqui no nosso blogue, para os nossos propósitos analíticos. Ei-la:


Fotografia publicada no blogue Rua dos Dias que Voam


Por haver algumas dúvidas sobre a exacta localização do panorama fotografado, como constatámos por alguns comentários ao post, debruçámo-nos sobre o assunto, tendo concluído que a fotografia representa a encosta poente de Santo Amaro de Oeiras e que deverá ter sido tirada a partir dum ponto localizado mais ou menos no Palácio da Arriaga.

Esta nossa dedução baseia-se e advém de vários elementos presentes na fotografia, que identificam o panorama e que nos dão também a direcção e a posição do fotógrafo:


1. Aproximadamente ao meio da fotografia, no cimo desta, vê-se claramente a Capela de Santo Amaro de Oeiras:


Capela de Santo Amaro de Oeiras

01-03-1987 © josé antónio • comunicação visual


2. Um pouco abaixo vê-se um muro bastante alto que deve ser o muro, ainda existente, que corre ao longo do Jardim Municipal do lado nascente deste e o separa da Rua José Diogo da Silva:


Muro nascente do Jardim Municipal de Oeiras

23-10-2009 © josé antónio • comunicação visual


3. Um pouco mais abaixo ainda, vê-se um outro muro mais pequeno que deve ser o muro da Ribeira da Lage:


Ribeira da Lage vista para montante,

mais ou menos a meio do Jardim Municipal, Oeiras

12-06-2007 © josé antónio • comunicação visual


4. A posição do observador (o centro da fotografia) coloca-o num ponto um pouco à direita da Capela (num ângulo ligeiramente maior que o da largura da fachada da capela) e numa cota a meia altura entre o plano-base desta e a Rua José Diogo da Silva, talvez numa cota de cerca de 7 a 8 metros acima desta, considerando o pé-direito dos prédios do ponto considerado que não andará muito longe do actual:


Centro visual = posição do fotógrafo


5. Estes elementos permitem-nos traçar o azimute aproximado da linha de visão do observador que, como dissemos, o coloca no Palácio da Arriaga:


Azimute - linha horizontal vermelha

Pormenor da Carta Miltar 1/25.000 n.º 430 (1966)


6. Note-se ainda a quase ausência de grandes árvores e vegetação do Jardim, na fotografia em análise, que estaria ainda numa fase muito embrionária. Pelos elementos e pela tipologia da fotografia esta parece-nos poder ser datada dos anos 40. Compare-se a fotografia em análise com a fotografia abaixo, da autoria de António Passaporte, esta datada de meados da década de 40 do séc. XX, e que representa o Jardim Municipal aproximadamente na mesma zona:


Oeiras, Parque Municipal e Rua José Diogo da Silva, meados da década de 40 do século XX

ARQUIVO, OEIRAS, N.º 38

Nesta fotografia note-se à esquerda o Palácio da Arriaga e à direita, em cima, um edifício de grandes dimensões junto a um aeromotor, ambos visíveis na foto em análise.


Para finalizar apresentamos uma vista aérea actual da área considerada, obtida através do incontornável Google Earth, onde legendámos os elementos relevantes:


Imagem aérea Google Earth - alt. 397 mt. - 23-06-2007


Apresentamos também uma fotografia recente tirada, não do Palácio da Arriaga por impossibilidade de acesso, mas do Largo Henrique de Paiva Couceiro, a cerca de 220 mt daquele palácio, quase na mesma direcção da fotografia em análise, onde se mostra a profusão de árvores de grande porte actualmente existentes no Jardim Municipal de Oeiras.


Picadeiro e Jardim Municipal, Oeiras

27-12-2004 © josé antónio • comunicação visual


Muito mais poderia ser dito da fotografia que analisámos, pois é muito o que ela nos conta. Os edifícios e outras estruturas que desapareceram, o que foi modificado e hoje é quase irreconhecível, etc., mas para já ficamos por aqui.


O blogue Rua dos Dias que Voam pode ser encontrado aqui.


A fotografia que analisámos e respectivo post e comentários podem ser vistos aqui.


2 comentários:

margmartins disse...

Caro António, gostei muito, mas não se consegue ver bem a foto para a analisar. Sugiro o seguinte, existe em Oeiras um Sr. que tem mais de 100 anos e costuma a andar a passear alegremente pelas ruas de Oeiras, já foi entrevistado por um dos jornais municipais como sendo o senior com mais idade vivo no concelho, porque não o questionam a ele, ou a um dos séniores da região? :)

Unknown disse...

Caro margmartins,

Em primeiro lugar quero agradecer-lhe a sua visita e comentário.

Sobre a foto, essa foi a questão que originalmente coloquei no blog Rua dos Dias que Voam, onde a fui encontrar.
Com imensa compreensão e simpatia deram-se ao trabalho de substituir a foto que lá estava por esta maior e com mais resolução (o melhor que conseguiram).
Agradeci, claro, e trouxe a foto para aqui. É a que usei.

Quanto à sua sugestão de entrevistas, que também agradeço, tenho-as em projecto - é uma ideia com alguns meses que mais ou menos está já desenhada; não é só para o blog. Tem-me é faltado o tempo para me poder dedicar a elas. Infelizmente não me consigo desdobrar e não chego para tudo.

Cumprimentos
José António Baptista