Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

domingo, 25 de outubro de 2009

A quem telefona Pombal?


clique para ampliar


Esta curiosa e interessante peça publicitária foi-nos enviada via email pelo nosso associado Dr. Rui Pinto, a quem agradecemos.

Desde logo a gravura suscitou-nos uma interrogação:


— Se Sebastião José de Carvalho e Melo, Conde de Oeiras e Marquês de Pombal, tivesse de facto um telefone, a quem telefonaria ele? A Sua Magestade El-Rei D. José I para lhe dar contas do andamento das obras de reconstrução da Baixa de Lisboa? Ao seu arquitecto de eleição, Carlos Mardel, para garantir que as suas ideias seriam rigorosamente respeitadas? À Imperatriz Catarina da Rússia, para lhe relatar os efeitos devastadores do terramoto?


Responda-nos o leitor. Ficamos a aguardar a sua resposta.



No entretanto lemos que a 10 de Janeiro de 1928 o Governo contrata com a Anglo Portuguese Telephone Company Limited a exploração das redes telefónicas, em Lisboa e Porto. [ Citamos da página de internet Engenharia do Séc. XX, disponível aqui ]


Considerando este dado cronológico, considerando o modelo de telefone visível na gravura, similar ao "Telefone castiçal Kellogs U.S.A. 1925", considerando que o Escudo (moeda) entrou em circulação a partir de 1911, por acção do decreto de 22-05-1911, que alterou o sistema monetário vigente, e considerando ainda o grafismo do anúncio ( o traço ), pensamos que esta peça poderá ser datada dos anos 20-30 do passado século XX.


Para saber mais sobre a Anglo Portuguese Telephone Company Limited clique aqui.

Sem comentários: