Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

terça-feira, 31 de março de 2009

Real Quinta de Caxias

.
clique para ampliar ABREU, José António de, 1796-1873Planta da Real Quinta de Caxias [Material cartográfico] / J. A. de Abreu ; grav. A. J. L. Dinne. - Escala 1:1000k. - [Lisboa] : Lithogr. de A. C. Lemos, 1844. - 1 planta : lithogr., color. ; 58,30x78,50 cm, em folha de 63,20x83,20 cm
Com os nossos agradecimentos à Biblioteca Nacional


Ministério da Justiça cede terrenos à Câmara de Oeiras

No dia 23 de Março, o Ministério da Justiça cedeu à Câmara Municipal de Oeiras o uso dos terrenos da margem esquerda da Ribeira de Barcarena, incluindo os Jardins adjacentes à Quinta Real de Caxias. Estes terrenos passaram a ter utilização pública, e serão agora recuperados e revitalizados pela autarquia, através da criação de jardins, de caminhos pedonais e de espaços de fruição e lazer para a população.

Para o efeito, foi celebrado um Protocolo de cedência de terrenos afectos ao Ministério da Justiça na Quinta da Cartuxa em Caxias, entre a Câmara Municipal de Oeiras e o Instituto de Gestão Financeira e Patrimonial da Justiça, no dia 23 de Março, na Quinta Real de Caxias.

Em representação da autarquia esteve o Presidente, Isaltino Morais e pelo Instituto de Gestão Financeira e Patrimonial da Justiça o Presidente do Conselho Directivo, João Manuel Pisco de Castro.


Publicado em Associação de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem e no Oeiras Local. A ambos agradecemos a cedência.
.

2 comentários:

Fernando Lopes disse...

Um bom exemplo do funcionamento em rede da blogoesfera e das suas possibilidades de informar e alertar.

A Real Quinta de Caxias merece um "restauro" continuado dos seus jardins-hortas. Acabo de ler no Jornal da Região que ha ideias interessantes para ali colocar, tais como um jardim de plantas aromáticas. Nada contra, desde que nos devolvam também a memória do que já foi.

Unknown disse...

.

Olá Fernando Lopes,

É bem verdade.
A blogosfera é uma rede fantástica para comunicar e divulgar o que é urgente e importante.

O mais de acordo possível no que respeita à Real Quinta de Caxias.
Urge preservar a sua memória.

Grato pela visita e comentário.

.