Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

núcleo arqueológico do Claustro da Sé de Lisboa

.
ele é fenícios ele é visigodos ele é romanos ele é muçulmanos ele é gentes de todo o lado ele até é alfacinhas... este local deve ter uma magia qualquer que tudo e todos atrai Lisboa não pára de nos surpreender!!

É o que nos mostra este video que fizemos a partir duma Visita Guiada ao Núcleo Arqueológico do Claustro da Sé de Lisboa, integrada no II módulo do Curso "O Legado Islâmico em Portugal", e realizada em 4 de Outubro de 2008.





este video está também no YouTube onde o pode ver, comentar, descarregar, guardar e partilhar AQUI

video: © josé antónio / comunicação visual / demiurgo
.

5 comentários:

Jorge Pinheiro disse...

A Sé de Lx está bastante degradada e as capelas radiantes da charola nem se fala. Parece que há uns dos eternos diferendos entre o IPPAR e o Patriarcado, daqueles que nem os fenícios entendem!

Unknown disse...

.

Caro expessodalinha,

Grato pela visita e pela opinião.
Infelizmente, assim parece ser, E não só com a Sé mas com muitos outros monumentos, mesmo os civis.

Só a título de exemplo e aqui bem perto de nós, temos o caso do Bugio, o qual está na dependência de 3 entidades, a CMO (sobre o conjunto), a Direcção de Faróis (sobre o farol) e o IPPAR (sobre a capela). Isto torna difícil qualquer intervenção ou acção naquele monumento, pela necessidade de pôr as 3 entidades em sintonia.

Tenhamos esperança de que se consiga fazer alguma coisa para salvar os nossos monumentos, a nossa memória, e dar-lhes a dignidade que merecem, antes da 'casa vir abaixo'...

Abraço

.

Jorge Pinheiro disse...

Pois...!
Abraço.

Jorge Pinheiro disse...

Já agora, e para que fique a mensagem estragada, mesmo com alguma degradação, recomendo vivamente a visita. Podia e devia era ser ainda melhor.

Unknown disse...

.

Caro expressodalinha,

Claro que se recomenda sempre a visita. Esta ou qualquer outra.
É uma excelente forma de passar um bom pedaço de tempo, passá-lo a disfrutar da beleza dos nossos monumentos.
Com a vantagem acrescida de tudo o que se pode aprender sobre os mesmos e, afinal, sobre a nossa História e nós próprios.

Abraço

.