Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

domingo, 29 de janeiro de 2012

Base de dados inédita sobre arte românica online




Base de dados inédita
sobre arte românica online
[ património ]
internet

- - - - -

Espanha lança base de dados inédita sobre arte românica
A fundação espanhola Santa María la Real deu a conhecer esta semana aquele que pretende ser o maior portal online do mundo sobre a arte românica, que reinou na Europa entre os séculos XI e XIII. Nesta fase inicial, estão disponíveis dados e fotografias de 4000 monumentos de Espanha e Portugal.
Os monumentos românicos da Península Ibérica, a sua história e os detalhes, a localização e os mapas, estão agora catalogados e disponíveis no site Románico Digital, que conta neste momento com 60 mil fotografias e informações de 4000 monumentos, dos quais 380 estão em Portugal. No prazo máximo de três anos, o objectivo é alcançar os 9000 monumentos e disponibilizar mais de 330 mil imagens de alta resolução.
Uma iniciativa da Fundação Santa María la Real, instituição de referência no âmbito da restauração da arte românica, o projecto foi apresentado na terça-feira pelo presidente da Fundação, José María Pérez González, que ambiciona alcançar o título do maior portal do mundo dedicado à arte românica.
Público, 18.01.2012



- - - - -

fotografia de abertura - um exemplo de arquitectura Românica do século XII, o Domus Municipalis em Bragança - do sítio internet Wikipédia © José Antonio Gil Martínez, a quem agradecemos.

Sem comentários: