Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sábado, 20 de dezembro de 2014

O Parque Municipal do Sítio das Fontes [ Estômbar ]



O Parque Municipal do Sítio das Fontes
[ património ]
Estômbar, Lagoa

- - - - -


texto da publicação:
Parque Municipal do Sítio das Fontes - Estômbar, Lagoa, Algarve (Portugal).

O Parque Municipal do Sítio das Fontes está instalado num terreno com cerca de 18 ha, pertencente ao Município de Lagoa.
É um local bastante especial porque, apesar da sua pequena área, podemos aqui encontrar uma grande diversidade de ambientes representativos da paisagem mediterrânica – o sapal, o paúl, o matagal, uma pequena lagoa temporária, zonas agrícolas abandonadas e os planos e linhas de água.
Constitui também um acontecimento importante do ponto de vista geológico pela presença das nascentes e proximidade do rio Arade.
É também interessante do ponto de vista histórico-cultural porque existem vestígios de atividades humanas que datam de tempos remotos. Os dois moinhos de água são os testemunhos mais eloquentes dessa atividade. A antiguidade de pelo menos um deles, está documentada no “Livro do Almoxarifado de Silves”, do Séc. XV, que se refere a uma “(...) açenha das fontes em que fez Vicente Pirez huu moynho (...)”.
Restam cerca de uma vintena de moinhos ao longo do rio Arade, entre Portimão e Silves, quase todos em mau estado ou reduzidos a ruínas, mas que atestam bem a importância que tinham outrora para a economia local.
É assim que, dada a sua beleza natural e importância ecológica, a existência de várias nascentes de grande caudal e o património histórico-cultural, tem sido tradicionalmente utilizado pelas populações locais para actividades de lazer, comemoração de datas festivas, contacto com a natureza, etc.
[Fonte: CM de Loulé].

+Foto de autor não identificado+

fonte Portugal+ [ Google+ ]

- - - - -

saiba mais em Parque Municipal das Fontes [ Wikipédia ] em Parque Municipal Sítio das Fontes [ CM Lagoa ] e em Sítio das Fontes [ CM Lagoa ]

vista aérea do local no Bing Maps

vista aérea do local no Google Earth

Coordenadas:
Fontes
37°9'39.51"N
8°29'0.36"W

Estômbar, Lagoa
37°8'45.13"N
8°29'9.40"W

Sem comentários: