Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Teatro «O Regresso a Casa» [ Lisboa ]



O Regresso a Casa
[ teatro ]
João Perry, Rúben Gomes, Maria João Pinho, Elmano Sancho,
João Pedro Mamede e Jorge Silva Melo [ actores ]
03 a 27 Abril 2014
Teatro Nacional D. Maria II, Lisboa

- - - - -


Uma casa modesta de um bairro operário do Norte de Londres. É onde se passa a ação. Tudo começa quando Teddy, professor universitário nos EU regressa à casa do seu pai, Max, para lhe apresentar a mulher, Ruth. Não estamos entre intelectuais: Max foi talhante, o tio é taxista, o irmão mais novo quer ser boxeur, o do meio move-se no meio da prostituição. São vários homens, uma mulher. Mas o que se passa quando Ruth decide aceitar que o marido se vá embora sem ela? E, aceitando prostituir-se, integrar aquela família? Vence a submissão sexual? Ou estamos a ver o caminho da sua independência? Sexo, poder masculino, luta: uma família num dia banal que, como tantos, em Harold Pinter, começa com um homem sozinho lendo, de manhã, um jornal. Ameaças, jogos de animais predadores – ou de répteis venenosos? E o que é esta casa aparentemente banal, com escadas e móveis baratos? Um tempo em que passado e presente se misturam, uma casa de sonhos? Subentendidos, mal-entendidos, silêncios, poder e conquista de poder: é o mundo deslizante de Harold Pinter.

Escrita em 1964, esta foi a terceira peça longa de Harold Pinter e, para muitos, debaixo da aparentemente banalidade do visível, a sua obra mais complexa.

Sobre O Regresso a casa, diz Jorge Silva Melo: "Encanta-me trabalhar o teatro exacto de Harold Pinter, os silêncios, o humor, a crueldade, encanta-me a maneira que tem de fazer falar o mais simples objecto, como aqui faz com um copo de água, por exemplo. Encanta-me trabalhar com o João Perry, encantam-me estes atores, exactos."

fonte Teatro Nacional D. Maria II onde pode saber mais

- - - - -

Teatro Nacional D. Maria II
Praça D. Pedro IV, 1100-201 Lisboa
t. 21 325 08 00 / geral@teatro-dmaria.pt / website
metro - Rossio, Restauradores / autocarros - 2, 9, 39, 44, 45,
91, 701, 711, 732, 746, 759, 790 / comboio - Rossio
38° 42' 52.56" N 9° 8' 23.13" W

fotografia de abertura - um momento do espectáculo - do sítio internet Artistas Unidos a quem agradecemos.
fotografia do Teatro Nacional D. Maria II do sítio internet Wikipédia a quem agradecemos.

Sem comentários: