Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

domingo, 22 de dezembro de 2013

Oliveira com 2450 anos é a segunda mais antiga de Portugal



Oliveira com 2450 anos é a segunda
mais antiga de Portugal
[ flora ]
Monsaraz

- - - - -

Oliveira de Monsaraz com 2450 anos é a segunda mais antiga de Portugal


Uma oliveira na localidade alentejana de Monsaraz foi datada com 2450 anos, através de um método inovador desenvolvido por investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real.

Esta é a segunda árvore certificada mais antiga de Portugal, anunciou esta terça-feira a UTAD, em comunicado. A mais antiga árvore portuguesa conhecida é uma oliveira com 2850 anos e foi também certificada pela UTAD há dois anos, em Santa Iria de Azóia.

Fonte: Público

Artigo completo

fonte Pportodosmuseu

- - - - -

fotografia de abertura - A oliveira mais antiga de Portugal com 2850 anos, situada na povoação de Pirescoxe, na freguesia de Santa Iria de Azóia no Bairro da Covina, no que resta de um antigo olival próximo das ruínas do Castelo de Pirescouxe - do sítio internet Paulo Horta a quem agradecemos.

Sem comentários: