Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O Vale do Sabor tem achados arqueológicos únicos




O Vale do Sabor
tem achados arqueológicos únicos
[ arqueologia ]
Vale do Sabor

- - - - -

Achados únicos no Vale do Sabor

O Vale do Sabor, em Trás-os-Montes, que até ao final deste ano ficará completamente submerso pela nova barragem da EDP, tem uma galeria de “arte rupestre móvel ao ar livre, do Paleolítico Superior, única em toda a Península Ibérica” – adiantou ao SOL Rita Gaspar, da equipa de arqueólogos que investiga aquela zona há dois anos.

Esta galeria, acrescenta a investigadora é também a maior do seu género da Europa: “Ao ar livre, apenas foi encontrada, na Alemanha, uma outra semelhante à que descobrimos na foz da ribeira do Medal, mas esta é bastante maior, quer em termos de quantidade quer na qualidade dos achados, e tem muito material arqueológico para ser estudado”.

Ao todo, os investigadores descobriram nesta escavação, com cerca de 900 metros quadrados (dos quais 200 têm vestígios de antigos povoamentos), 300 mil fragmentos de placas do Paleolítico Superior – ou seja, com datação cronológica entre 10 mil e 15 mil anos antes de Cristo. E “cerca de 1.400 são fragmentos de placas de arte móvel”, especifica ainda a arqueóloga Rita Gaspar, do Agrupamento Complementar de Empresas (ACE), formado pela Bento Pedroso Construções e pela Lena Construções, consórcio ao qual a EDP adjudicou a obra da construção da albufeira do Baixo Sabor.

Fonte: SOL

Artigo completo

fonte Pportodosmuseus

- - - - -

sobre estes achados saiba mais em PAM - Património, Artes e Museus e em Farrapos de Memória

sobre o Vale do Rio Sabor saiba mais em Wikipédia [ Rio Sabor ] e em a

fotografia de abertura - achados nas escavações no Vale do Sabor - do sítio internet PAM - Património, Artes e Museus a quem agradecemos.

4 comentários:

João Menéres disse...

Esta galeria também fica submersa ?
Têm medo que arda e afogam-na ! É ?

Não modo de terem respeito por nada !...
IRRA !

João Menéres disse...

ERA : Não há modo...

Unknown disse...

Caro João Menéres,

Assim parece.
Razão tem quem diz que o país está a ir ao fundo... :(

Abraço

João Menéres disse...

Um abraço.