Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

'Mistério' Mona Lisa poderá ser resolvido em breve




'Mistério' Mona Lisa
poderá ser resolvido em breve
[ arqueologia / arte ]
Florença, Itália

- - - - -

Mistério de ‘Mona Lisa’ pode ficar resolvido


Em Florença, Itália, um grupo de investigadores abriu um túmulo secular e está a analisar os restos mortais de uma antiga família florentina com o objectivo de resolver um dos maiores mistérios de sempre da história da arte: quem era a mulher que serviu de modelo a Leonardo Da Vinci quando pintou o mais famoso quadro do Mundo, ‘Mona Lisa’.

O túmulo agora reaberto foi descoberto em 2012. Encontrava-se entre as ruínas de um antigo convento ursulino, contígua à Basílica da Santissima Annuziata e, ao que tudo indica, pertencia à família de Lisa Gherardini, uma florentina que viveu no século XVI.

Lisa Gherardini seria a mulher de um mercador de Florença e, durante algum tempo, correspondente ao período de elaboração do quadro, vivia na mesma rua de Da Vinci e os investigadores desconfiam que poderá ter sido a musa inspiradora do pintor renascentista.

Os cientistas vão agora efectuar testes com carbono 14 (isótopo radioativo que revela aos palentólogos a idade dos ossos), em três dos oito esqueletos encontrados no túmulo, os quais acreditam pertencer aos filhos de Lisa Gherardini. Se os testes confirmarem que os restos mortais pertencem aos Gherardini, o próximo passo será reconstituir as feições e a estatura da mais famosa modelo do Mundo.

Fonte: CM

Artigo completo

fonte Pportodosmuseus

- - - - -

fotografia de abertura - as supostas ossadas de Lisa Gherardini, que terá dado o rosto a Mona Lisa [ foto legendada «Arqueólogos acreditam ter encontrado ossada de mulher que teria inspirado quadro de Leonardo da Vinci. Foto: AFP» ] - do sítio internet Jornal Virtual PCdoB Serra Negra a quem agradecemos.

Sem comentários: