Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

"Devolvido” a Santiago da Guarda um mosaico restaurado em Conímbriga




"Devolvido” a Santiago da Guarda
um mosaico restaurado em Conímbriga
[ conservação e restauro ]
Santiago da Guarda

- - - - -

Mosaico restaurado em Conímbriga “devolvido” a Santiago da Guarda


Após nove anos em restauro, regressou a Santiago da Guarda um mosaico que, pelas suas dimensões, é considerado “caso único no panorama museológico nacional”, afirma a Câmara Municipal de Ansião.

Em nota de imprensa, a autarquia presidida por Rui Rocha refere que o referido mosaico, com 5,89 x 3,05 metros, “em conjunto com o pavimento musivo que se encontra no local original, fazem parte de um espaço que deverá ter sido utilizado na villa romana de Santiago da Guarda como sala de recepção, dotada de uma zona de culto”. “Daí talvez o facto de se situar no canto sudoeste da sala uma pequena abside, que poderia servir para alojar qualquer objecto relacionado  com o referido”, adianta.

(…)

Recolhido em 2004 e enviado para as oficinas de arqueologia de Conímbriga para restauro, o mosaico passa a ser visitável no complexo monumento dos Condes de Castelo Melhor, em Santiago da Guarda, tornando-se, assim, de acordo com a Câmara Municipal, em “mais um aliciante num conjunto monumental que, por fazer coincidir monumentos do século IV e dos séculos XV e XVI era já de si único na Península Ibérica.”

Fonte: Notícias do Centro

fonte Pportodosmuseus

- - - - -

fotografia de abertura - um aspecto do mosaico romano, restaurado e devolvido à sua origem - do sítio internet Descubra Ansião a quem agradecemos.

Sem comentários: