Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

segunda-feira, 17 de junho de 2013

«Investigação e(m) Artes: perspectivas» [ Évora ]




«Investigação e(m) Artes: perspectivas»
[ encontro / debate ]
19 Junho 2013, 09h30 às 20h00
Pólo dos Leões da Universidade de Évora

- - - - -

Encontro / Debate “Investigação e(m) Artes: perspectivas” | Universidade de Évora

Encontro / Debate “Investigação e(m) Artes: perspectivas”

Data : 19 de Junho, das 9h 30 às 20h
Local: Pólo dos Leões
Secretariado executivo: Christine Zurbach; José Alberto Ferreira
Apoio: Escola de Artes

Comissão Científica– acompanhará os debates:

Christopher Bochmann (UÉ)
Christine Zurbach (UÉ)
Clara Meneres (UÉ)
Claudia Giannetti (UÉ)
Maria Helena Serôdio (UL)
Soumodip Sarkar (IIFA)

Objectivos:

O Encontro pretende proporcionar aos seus participantes um espaço para a elaboração de uma reflexão sobre a temática da Investigação na área das Artes, partindo da identificação das  linhas mestres da investigação realizada na formação pós-graduada de cursos de 2º e 3º ciclo leccionados na Escola de Artes da Universidade de Évora. Nesse âmbito, o evento deverá permitir a definição de um quadro programático consistente, ponto de partida para um debate aberto a outros interlocutores, académicos e artistas, no quadro de um Encontro Internacional em Setembro/ Outubro de 2013 na Universidade de Évora

Intervenções a cargo de convidados com comunicações em sessões plenárias (cf. programa).

Outras comunicações: por escrito; disponibilizadas na página web da Escola para serem debatidas nas sessões plenárias (ver p.2).

Entrada livre em todas as sessões.

Programa:

a. sessão de abertura:  Christine Zurbach;

b. as sessões da manhã (4 sessões de 20 minutos cada, seguidas de debate), serão da responsabilidade institucional do Director do UNIMEM, do Director do CHAIA, do Director do Curso de Doutoramento em Arquitectura, do Director do Curso de Doutoramento em Artes Visuais;

c. a tarde será constituída por 4 painéis de duas comunicações de 10 minutos cada (por áreas disciplinares), sempre seguidas de debate;

Oradores convidados: Eduardo Lopes, Pedro Amaral (Música); Paulo Alves Pereira, Tiago Porteiro (Teatro); Marta Sequeira, Jorge Rivera (Arquitectura); Inês Secca Ruivo, Sandra Leandro (Artes Visuais).

d. segue-se uma sessão plenária, onde a Comissão Científica poderá colocar temas do dia e das comunicações recebidas no âmbito do ‘convite à participação’ à discussão;

e. conclusões e encerramento:  Christopher Bochmann.

COMUNICAÇÔES

Call for papers / Convite à apresentação de comunicações

A investigação académica tem encontrado face ao campo das artes um conjunto alargado de desafios e dado ocasião a inúmeras problematizações. Em certas comunidades académicas, são ainda tensas e complexas essas relações. Em outras, reinventaram-se paradigmas de avaliação, financiamento e legitimação, alterando-se positivamente a posição do artista na comunidade académica. Entre estes dois extremos, há inúmeras variações de escala e perspectiva.

No contexto português encontram-se posições díspares e o debate em curso, carece de consensos e de massa crítica. É nesse contexto que se lança este apelo à apresentação de comunicações no âmbito do Encontro Investigação e(m) artes: perspectivas, promovido pela Escola de Artes da Universidade de Évora no próximo dia 19 de Junho.

Estruturadas em torno de quatro sessões plenárias (com 4 oradores convidados), o Encontro procura integrar uma participação alargada da comunidade académica, mapeando questões e formulando perspectivas que contribuam para o debate.

As comunicações, com um máximo de 5000 caracteres, serão divulgadas junto dos participantes do Encontro e integradas na sessão de debate dirigida pela Comissão Científica. Para esse efeito, deverão ser entregues até 03 de Junho, através do email zurbach@uevora.pt. As comunicações serão analisadas e aceites pela Comissão Científica das Jornadas até 10 de Junho, data em que serão disponibilizadas e entregues aos participantes inscritos, bem como disponibilizadas online nos CHAIA e UNIMEM.

São encorajadas as participações de jovens académicos (mestrandos e doutorandos), bem como as de investigadores séniores.

fonte Pportodosmuseus

- - - - -

Pólo dos Leões da Universidade de Évora
Antiga Fábrica dos Leões, Estrada dos Leões, 7000-208 Évora 
t. 266 757 300 / 266 757 318
38° 34' 43.33" N 7° 54' 21.97" W

fotografia de abertura - uma das carrancas do Chafariz do Marquês, em Oeiras [ foto datada 11-04-2008 ] © josé antónio • comunicação visual reprodução proibida.
fotografia do Pólo dos Leões da Universidade de Évora do sítio internet O Mar do Poeta a quem agradecemos.

Sem comentários: