Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Submetidos a análise comprimidos com mais de dois mil anos




Submetidos a análise comprimidos
com mais de dois mil anos
[ química / história ]
Itália

- - - - -

Comprimidos com mais de dois mil anos analisados

Fármacos foram encontrados num antigo navio romano naufragado na costa italiana

Ingredientes estavam bem preservados

Um artigo publicado na revista «Proceedings of the National Academy of Sciences» dá conta da análise a seis comprimidos descobertos num antigo navio romano, afundado na costa italiana há mais de dois mil anos. Investigadores da Universidade de Pisa (Itália) analisaram os remédios usados na antiguidade e consideram que podem ter sido usados para tratar infecções oculares.

As pílulas encontradas estavam em bom estado e os seus ingredientes bem preservados, apesar de submersos ao longo destes anos todos. As amostras estavam numa caixa de metal e revelaram que continham gordura animal e vegetal, entre elas possivelmente azeite, conhecido pelo seu uso antigo em perfumes e preparados médicos; resina de pinheiro, que tem propriedades anti-bacterianas; amido, um ingrediente usado em cosméticos pelos romanos e compostos de zinco, os prováveis ingredientes activos. A composição indica que os comprimidos possam ter tido um uso oftalmológico, segundo a equipa de investigação.
(…)

fonte Ciência Hoje, onde pode ler o artigo na íntegra.

- - - - -

fotografia de abertura - caixa cilíndrica metálica e pílula do espólio recuperado do naufrágio - do sítio internet RCM —Pharma - Marketing Farmacêutico, a quem agradecemos.

Sem comentários: