Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Novas medidas para a preservação da Capela Sistina adoptadas pelo Vaticano




Novas medidas para a preservação
da Capela Sistina adoptadas pelo Vaticano
[ património ]
Vaticano, Roma, Itália

- - - - -

Vaticano adopta novas medidas para preservar a Capela Sistina


O Vaticano decidiu adoptar novas medidas para preservar os magníficos frescos pintados por Michelangelo na Capela Sistina. Cerca de 5 milhões de turistas por ano, visitam a Capela, o que constitui um problema a vários níveis, nomeadamente, elevados índices de humidade.
Assim, o Vaticano tem previsto instalar em 2013, na entrada da capela, um sistema de potentes aspiradores que absorvem as perigosas partículas de pó da roupa dos visitantes e uns tapetes especiais para limpar os sapatos. Além disso, antes da sua entrada na capela, os turistas passarão por uma sala na qual se lhes reduzirá a temperatura corporal e o nível de humidade. “Porque pó, temperatura, humidade e dióxido de carbono são os grandes inimigos dos frescos”, assegura numa entrevista ao Corriere della Sera Antonio Paolucci, o diretor dos Museus Vaticanos.
Ainda assim, a Santa Sé parece decidida a reduzir o número de visitantes da Capela Sistina, que duplicou nos últimos 20 anos. Para tal, disponibilizará uma Capela Sistina virtual com projeções em grande formato dos frescos de Miguel Ângelo, acompanhados de explicações.


Fonte: Arte Capital

fonte Pportodosmuseus

- - - - -

[ Caprese, 06-03-1475 — Roma, 18-02-1564 ]

Sobre a Capela Sistina veja em Wikipédia [ capela ] / Wikipédia [ tecto ], em Sistine Chapel [ navegação 3D ], e em Acidigital

fotografia de abertura - «A Criação de Adão» [ 1508-1512 ] uma obra emblemática do tecto da Capela Sistina, pintado por Michelangelo - do sítio internet Wikipédia © Titimaster 2011, a quem agradecemos.
retrato de Michelangelo do sítio internet Blog do Michelangelo, a quem agradecemos.

Sem comentários: