Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!
domingo, 28 de agosto de 2011
A última refeição de Ötzi
domingo, 6 de março de 2011
Nova reconstrução de Ötzi – o «homem do gelo»

a múmia de Otzi, o 'Homem do Gelo'
Nova reconstrução de Ötzi
o «homem do gelo»
[ arqueologia ]
Itália
Nova reconstrução de Ötzi – o «homem do gelo»
Obra será apresentada amanhã na inauguração de «Ötzi 20», no Museu de Arqueologia Tirol do Sul, Itália

Nova reconstrução de Ötzi por Alfons e Adrie Kennis
A mais recente reconstrução de Ötzi, o «homem do gelo» com 5300 anos encontrado 1991, nos Alpes de Ötztal (fronteira entre Áustria e Itália), mostra um homem de traços envelhecidos, longa barba e olhos castanhos escuros. Este trabalho foi realizado por especialistas holandeses e fundamenta-se em 20 anos de investigações.
Esta não é a primeira reconstrução da face de Ötzi, mas os seus autores Alfons e Adrie Kennis acreditam ser a mais correcta. Foi utilizada a mais recente tecnologia forense, imagens a três dimensões da múmia, imagens a infravermelhos e tomografias.
À data da sua morte, Ötzi teria aproximadamente 45 anos. Este homem de 1,60 metros, que seria caçador, morreu devido a um ferimento de flecha, a 3210 metros de altitude. Contrariando reconstruções anteriores, que apresentavam um Ötzi com uma cara robusta e olhos azuis, aqui, o caçador tem rugas profundas, bochechas afundadas e olhos castanhos.
Esta reconstrução será apresentada publicamente amanhã na inauguração da exposição intitulada «Ötzi 20», no Museu de Arqueologia Tirol do Sul, Bolzano, Itália (onde se encontra a múmia). A mostra, que comemora o 20º aniversário da descoberta do corpo, quer apresentar uma imagem contextualizada e integrada da descoberta deste «homem do gelo».
A exposição vai ocupar quatro pisos do museu, cada um dedicado a um aspecto deste tema: vida, ciência ficção e realidade. O conjunto pretende esclarecer todos os aspectos da descoberta de Ötzi, desde as circunstâncias da sua vida, passando pelos resultados das investigações e mesmo os mitos criados à sua volta.
- - - - -
fonte Ciência Hoje
fotografia de abertura do sítio internet Realismo Fantástico a quem agradecemos.
terça-feira, 22 de junho de 2010
Visitas ao Lagar de Azeite
Lagar de Azeite, pormenor
16-12-2004
Visitas ao Lagar de Azeite
[ visitas guiadas ]
05 Junho a 31 Julho 2010
Lagar de Azeite, Palácio Marquês de Pombal, Oeiras
De Município de Oeiras [ aqui ] recebemos:
Visitas ao Lagar de Azeite
Hora de início: Sábado, 5 de Junho de 2010 às 11:00
Termina: Sábado, 31 de Julho de 2010 às 12:00
Local: Palácio Marquês de Pombal
Descrição: O LAGAR DE AZEITE DO PALÁCIO MARQUÊS DE POMBAL
A galeria de exposições do Lagar de Azeite, que se encontrava aberta ao público desde 1993, foi transformada!
No local, foi reconstruído o antigo Lagar de Azeite, tal como se encontrava a laborar à época do Marquês de Pombal, tendo sido repostos todas os mecanismos e utensílios que permitiam então a moagem e produção do azeite.
Foi fácil reconstruir o Lagar? Não, foi dificílimo!
A tecnologia está extinta, não só no saber fazer, como no saber dos conceitos técnicos para a sua execução, e muito menos na adequação das matérias-primas actualmente existentes no mercado.
Para isso foi necessário efectuar um minucioso trabalho de pesquisa.
A partir daí, foi necessário encontrar 5 toneladas de madeira de Pau Rosa Africano para que, pela resistência, aspecto e durabilidade, em tudo se assemelhasse ao que se encontrava no local, e que seria à época muito possivelmente também uma madeira africana, a macacaúba.
Encontrar os artífices foi outro grande desafio.
Valeram-nos os ainda e cada vez mais raros artistas artesanais, que apoiados nos preciosos tratados do séc. XVIII, conseguiram reproduzir a memória de uma das estruturas que fizeram parte integrante do complexo agro-industrial que nos deixou o grande visionário Marquês de Pombal.
Ao fim de cerca de ano e meio a obra aí está! Não vai desiludir-se!
Visitas com animação histórica
Primeiro e terceiro sábados de cada mês . 11h00 e 12h00
Máximo de 30 pessoas por visita.
Entrada pelo Posto de Turismo.
Sujeitas a inscrição.
Visitas livres
Terças . 9h30 às 12h30
Quintas . 14h30 às 17h30
Entrada pelo Posto de Turismo.
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
(gratuitas)
Posto de Turismo de Oeiras
Rua do Aqueduto (junto aos Paços do Concelho)
tel. 214 408 781
turismo.oeiras@cm-oeiras.pt
Este evento está no Facebook [ aqui ]
fotografia de abertura © josé antónio • comunicação visual [ aqui ] reprodução proibida.



