Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!
Mostrar mensagens com a etiqueta Alemanha. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Alemanha. Mostrar todas as mensagens

domingo, 2 de novembro de 2014

Encontrados um submarino alemão e um e cargueiro americano da II Guerra [ E.U.A. ]



Encontrados um submarino alemão
e um e cargueiro americano da II Guerra
[ arqueologia ]
Carolina do Norte, Estados Unidos da América

- - - - -

Carolina do Norte: Submarino e cargueiro da II Guerra encontrados ao largo dos EUA


Um submarino alemão e um navio mercante americano, da II Guerra mundial, foram descobertos no fundo do Oceano Atlântico ao largo da Carolina do Norte, Estados Unidos, anunciaram hoje as autoridades norte-americanas.

Os navios tinham afundado na Batalha do Atlântico, em 1942, e estavam por isso desaparecidos há mais de sete décadas, numa zona conhecida pelo sugestivo nome de Cemitério do Atlântico.

As pesquisas feitas pelo Instituto de Santuários Marinhos, da Agência Americana Oceanográfica e Atmosférica (NOAA), levaram à descoberta, em agosto passado, dos navios, a cerca de 48 quilómetros da costa, a 220 metros de distância um do outro.

A descoberta do submarino alemão U-576 e do cargueiro Bluefields permite obter informações importantes sobre a histórica batalha militar e sobre os campos de batalha dos submarinos da segunda guerra, disse a NOAA.

O confronto deu-se a 15 de julho de 1942, quando um comboio de navios de carga, escoltado desde Norfolk (Virgínia) e em direção à Florida, foi atacado pelo submarino alemão.

«O U-576 afundou o cargueiro Bluefields, com pavilhão da Nicarágua, e danificou gravemente outros dois navios», explicou a NOAA.

Em resposta, acrescentou, o avião Kingfisher, da Marinha norte-americana, encarregue de garantir a proteção aérea do comboio, bombardeou o submarino, ajudado pelo navio mercante Unicoi.

Os dois navios afundaram, mas apenas 45 marinheiros alemães foram mortos na batalha. O local onde o submarino afundou é considerado como um cemitério militar pela Alemanha e está protegido pela lei internacional.

«A República Federal da Alemanha não manifestou interesse pela recuperação dos restos do U-576 e não fará parte do projecto», disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão, em comunicado.

O Governo alemão acrescentou que, estando os restos numa zona de proteção especial, é lá que, se possível, devem de permanecer, para «permitir que os mortos descansem em paz».

Diário Digital com Lusa

fonte Diário Digital

- - - - -


Submarino Alemão da II Guerra encontrado ao largo da Carolina do Norte, EUA

Membros da tripulação do U-boat 576 / Nacional Oceanicc

Soldados alemães posam para a foto a bordo do U-576. Toda a tripulação do U-boat 576 morreu no afundamento em 1942, durante a Batalha do Atlântico

Membros da tripulação fotografados na torre de comando do U-576

Um submarino alemão e um navio mercante americano, da II Guerra mundial, foram descobertos no fundo do Oceano Atlântico ao largo da Carolina do Norte, Estados Unidos, anunciaram hoje as autoridades norte-americanas.

Os navios tinham afundado na Batalha do Atlântico, em 1942, e estavam por isso desaparecidos há mais de sete décadas, numa zona conhecida pelo sugestivo nome de Cemitério do Atlântico.

As pesquisas feitas pelo Instituto de Santuários Marinhos, da Agência Americana Oceanográfica e Atmosférica (NOAA), levaram à descoberta, em agosto passado, dos navios, a cerca de 48 quilómetros da costa, a 220 metros de distância um do outro.

A descoberta do submarino alemão U-576 e do cargueiro Bluefields permite obter informações importantes sobre a histórica batalha militar e sobre os campos de batalha dos submarinos da segunda guerra, disse a NOAA.

Fonte: Diário Digital/LUSA

Artigo completo

Ler também CNN

fonte Oeiras com História - Cultura, Património e Indústrias Criativas

- - - - -

a Carolina do Norte assinalada no mapa dos EUA [ 35° 38' 40.17" N 79° 3' 23.06" W ]

fotografia de abertura - imagens de sonar do submarino U-576 e do cargueiro Bluefields no fundo do oceano [ legenda original - Top: U-576 sonar image. Bottom: Bluefields sonar image. (click to enlarge)(NOAA & SRI International) ] do sítio internet IBTimes UK | Latest UK News | Breaking News | Business, Technology, Political & Sport News - ———international Business Times UK a quem agradecemos.
imagem do mapa dos EUA com a localização da Carolina do Norte do sítio internet Wikipédia a quem agradecemos.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

On a retrouvé un des crânes de Léonard de Vinci en Allemagne



On a retrouvé un des crânes de
Léonard de Vinci en Allemagne
[ arte ]
Alemanha

- - - - -

Léonard de Vinci: on a retrouvé un de ses crânes en Allemagne.


more: http://www.lefigaro.fr/culture/2014/06/13/03004-20140613ARTFIG00187-leonard-de-vinci-on-a-retrouve-un-de-ses-cranes-en-allemagne.php

fonte CARAA - Centre d'Analyses et de Recherche en Art et Archéologie

- - - - -

fotografia de abertura - presumível auto-retrato [ circa 1512-1515 ] de Leonardo di Ser Piero da Vinci [ Anchiano, 15-04-1452 – Amboise, 02-05-1519 ] - do sítio internet Wikipédia a quem agradecemos.

sábado, 8 de março de 2014

Sessenta quadros roubados pelos nazis são recuperados



Sessenta quadros roubados
pelos nazis são recuperados
[ arte ]
Salzburgo, Áustria

- - - - -

Sessenta quadros roubados pelos nazis são recuperados

As obras recém-descobertas foram encontradas no apartamento de Cornelius Gurlitt, de 81 anos, em Salzburgo, na Áustria.

No final do ano passado, já havia vindo à tona a descoberta de um acervo com cerca de 1500 obras de arte encontrado pela polícia alemã no seu apartamento em Munique.

O porta-voz do alemão, o coleccionador Stephan Holzinger, afirma que são infundadas as acusações de que as obras teriam sido roubadas dos nazis. «Sob o pedido de Cornelius Gurlitt, especialistas examinaram as obras para verificar se faziam parte dos lotes roubados durante a Segunda Guerra. Foi estabelecido que as suspeitas não foram confirmadas», afirmou.

De acordo com o jornal The Telegraph, Gurlitt é filho do negociador de artes que ajudou o regime nazis a vender no exterior obras de arte supostamente roubadas de museus europeus e de coleccionadores judeus.

fonte Pportodosmuseus

- - - - -

imagem de abertura do sítio internet Adriana Vandoni a quem agradecemos.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Lista de obras classificadas pelo regime Nazi como “arte degenerada” divulgada pelo Victoria and Albert Museum



Lista de obras classificadas pelo regime Nazi
como “arte degenerada” divulgada pelo Victoria and Albert Museum
[ arte ]
Londres, Reino Unido

- - - - -

Victoria and Albert Museum divulga lista de obras classificadas pelo regime Nazi como “arte degenerada”


O Victoria and Albert Museum, em Londres, acabou de divulgar online uma lista de obras classificadas pelo regime Nazi como “arte degenerada”. A lista, que se pensava desaparecida e que compreende 16,558 trabalhos, na sua maioria obras de arte modernista e expressionista, regista as obras retiradas das colecções dos museus alemães por serem consideradas “arte degenerada”. Compilada durante a Segunda Guerra Mundial pelo Ministério da Propaganda, a listagem pode agora ajudar a localizar algumas das obras que não foram destruídas, pois alguns registos apresentam nomes de compradores.
O Victoria and Albert Museum ficou na posse desta lista quando, em 1996, a viúva do comerciante de arte Heinrich Fischer, que fugiu de Viena em 1939, doou uma cópia à National Art Library, que pertence à instituição.

Fonte: Arte Capital

Para mais informações

fonte Pportodosmuseus

- - - - -

fotografia de abertura - a obra «Composição V » de Wassily Kandinsky [ Moscou, 16-12-1866 — Neuilly-sur-Seine, 14-12-1944 ] - do sítio internet Joker Art Gallery - Galeria das Artes de Portugal a quem agradecemos.

domingo, 14 de abril de 2013

Submarino nazi encontrado ao largo da Noruega




Submarino nazi encontrado ao largo da Noruega
[ navios ]
Noruega

- - - - -

Submarino nazi encontrado ao largo da Noruega

Os destroços de um submarino nazi da Segunda Guerra Mundial, afundado com 48 pessoas a bordo, foram encontrados ao largo da costa da Noruega, durante trabalhos para um oleoduto, anunciou hoje o museu marítimo norueguês. O “U-486 foi torpedeado e partido ao meio por um submarino britânico em abril de 1945, pouco depois de ter largado de Bergen, oeste da Noruega, de acordo com Arild Maroey Hansen do museu marítimo de Bergen. Não houve sobreviventes.a a reduzir significativamente o sinal de radar”, acrescentou Maroey Hansen, à rádio pública NRK.
(…)
O “U-486 encontra-se a cerca de dois quilómetros do submarino alemão “U-864, que também foi afundado em 1945 com dezenas de toneladas de mercúrio a bordo, uma carga perigosa que durante anos preocupou governos e políticos noruegueses.
Os responsáveis têm examinado qual a melhor forma de limitar os riscos ambientais do mercúrio, hesitando entre fazer emergir os destroços – também partidos em duas partes – ou cobri-los com um sarcófago.
(...)

fonte Pportodosmuseus

- - - - -

Sobre os submarinos classe U-486 e esta notícia veja em German submarine U-486 em The U-boat Wars 1939-1945 (Kriegsmarine) and 1914-1918 (Kaiserliche Marine) and Allied Warships of WWII - uboat.net em The Raw Story | America’s #1 completely independent news and politics source e em World News | Breaking US News and International News Headlines - GlobalPost

fotografia de abertura - os destroços do submarino U-486 afundado ao largo da Noruega - do sítio internet História Militar - Carlos Daroz a quem agradecemos.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Versão desconhecida do 'mapa mundi' que baptizou a América encontrada em Munique




Versão desconhecida do 'mapa mundi'
que baptizou a América encontrada em Munique
[ cartografia ]
Munique, Alemanha

- - - - -

Encontrada versão desconhecida do 'mapa mundi' que baptizou a América
'Mapa de Waldseemüller', do século XVI, estava na Biblioteca da Universidade de Munique
Mapa de Waldseemüller data do século XVI (clique para ampliar)
Investigadores alemães da Biblioteca Universidade de Munique acharam um exemplar desconhecido do 'mapa de Waldseemüller', o primeiro em que o 'Novo Mundo' é nomeado como 'América'. Klaus-Rainer Brintzinger, director da biblioteca, considera esta descoberta sensacional, uma vez que se conhecem muito poucos exemplares deste mapa desenhado pelo cartógrafo alemão Martin Waldseemüller, que viveu entre 1470 e 1522.
Este mapa, descoberto por duas investigadoras encarregadas de fazer a correcção do catálogo da biblioteca, estava guardado entre duas gravuras de geometria num lote de livros e documentos do século XIX, que até agora tinha passado despercebido.
(…)

fonte Ciência Hoje, onde pode ler a notícia na íntegra.

- - - - -

fotografia de abertura - carta com a representação da linha divisória do Tratado de Tordesilhas assinado por Portugal e Espanha [ fonte Museo del Tratado de Tordesillas ] - do sítio internet :: Tordesilhas, Lugar Privilegiado ::, a quem agradecemos.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Uma carta rara de Beethoven foi descoberta na Alemanha




Uma carta rara de Beethoven
foi descoberta na Alemanha
[ epistolografia ]
Alemanha

- - - - -

Descoberta na Alemanha uma carta rara de Beethoven
Uma carta de Beethoven, até agora desconhecida, foi encontrada na Alemanha e vai ser apresentada ao público no próximo dia 18 pelo Instituto de Música Brahms. No documento, Beethoven procura um comprador para a partitura “Missa Solemnis”.
Fonte: Público, 10.01.2012


- - - - -

Ludwig van Beethoven [ 1770 — 26-03-1827 ]
retrato pintado em 1820 por Joseph Karl Stieler [ 01-11-1781 — 09-04-1858 ]

fotografia de abertura - a carta agora descoberta - do sítio internet Público Móvela quem agradecemos.
retrato de Beethoven do sítio internet Wikipédiaa quem agradecemos.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

"Vibrador" da Idade da Pedra


nota da redacção: Chamar-lhe 'vibrador', só mesmo por brincadeira. Claro que não se podem tirar conclusões precipitadas nestes casos. Muitos erros foram cometidos no passado devido a tal falha.


Arqueólogos acham "vibrador"

da Idade da Pedra

[ arqueologia ]


Arqueólogos acham "vibrador" da Idade da Pedra


Pesquisadores brincam com o tamanho do "vibrador"

Foto: Divulgação


OSLO - Pesquisadores descobriram na Suécia um objeto feito de osso que tem o formato de um pênis e pode ter sido um "vibrador" há milhares de anos. Mas, apesar do fato de que estudos antigos já afirmavam que os brinquedos sexuais surgiram há muito tempo, na Idade da Pedra, os cientistas não pretendem tirar conclusões precipitadas sobre o achado. Para eles, apesar da aparência, não se tem certeza qual era a finalidade do objeto. As informações são do Live Science.


"Sua mente e a minha funcionam de uma maneira que faz interpretar o que isso parece - para mim e para você, significa a forma de um pênis ereto", diz o arqueólogo G'ran Gruber, do Conselho de Patrimônio Nacional da Suécia, à reportagem. "Contudo, se era dessa maneira que as pessoas da Idade da Pedra pensavam sobre ele, eu não sei dizer".


Outro pesquisador sueco, Martin Rundkvist, ficou com um pé atrás: "sem dúvida, ninguém vivo naquela época poderia ver similaridades com um pênis tão facilmente como nós vemos agora". A descoberta é tão recente que ainda não foi publicada em nenhum jornal especializado, mas os cientistas planejam fazê-lo.


Segundo a reportagem, a região de Motala, onde o suposto pênis de osso foi encontrado, é rica em artefatos de uma época entre 4 mil a.C. e 6 mil a.C. e chama a atenção por conservar com qualidade muitos objetos orgânicos, como objetos feitos com ossos.


O "vibrador" tem aproximadamente 10,5 cm de comprimento e 2 cm de diâmetro. Se for confirmado que funcionava como um brinquedo sexual pré-histórico, não será o primeiro descoberto, já que outro "pênis" foi encontrado em 2005 na Alemanha. O "vibrador" alemão é, inclusive, bem mais velho - acredita-se que foi criado há 28 mil anos - e, além disso, é feito de pedra.


Os pesquisadores acreditam que o objeto pode ter tido outros usos, como uma ferramenta, por exemplo, já que o formato da outra ponta não lembra o de um pênis. Além disso, eles não sabem determinar se seria utilizado por homens ou por mulheres. "Se isso era uma ferramenta e se também tinha o formato de um pênis, isso poderia levar a uma discussão de questões de gênero", diz Gruber à reportagem.


Simbolismo sexual não era incomum em artefatos antigos, sendo a maioria símbolos femininos que os cientistas acreditam representar a fertilidade da mãe Terra. "Acho que isso pode levar (a pesquisa) a outra direção", diz Gruber.



Esta notícia está no JB Online [ aqui ]