Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sábado, 10 de novembro de 2012

Arqueólogos búlgaros dizem ter encontrado localidade mais antiga da Europa




Arqueólogos búlgaros dizem ter encontrado
localidade mais antiga da Europa
[ arqueologia ]
Provadia , Bulgária

- - - - -

Encontrada cidade pré-histórica mais antiga da Europa

Foi escavado na Bulgária um povoado fortificado que remonta a 4700-4200 a. C.

Uma das casas encontradas no povoado pré-histórico

Nas imediações de Provadia, cidade no nordeste da Bulgária, foi encontrada a mais antiga cidade pré-histórica da Europa que se conhece. O conjunto, que remonta a 4700-4200 a. C., é um povoado fortificado onde terão vivido 350 pessoas.

Perto do achado existe uma mina de sal, presença essa que será uma boa explicação para a enorme quantidade de riquezas que se encontraram no sítio. Foram desenterrados mais de 3 mil jóias e objectos religiosos. Este conjunto, chamado Tesouro de Varna, é composto pelas peças de ouro trabalho mais antigas que se conservaram.
(...)

fonte Ciência Hoje, onde pode ler a notícia na íntegra.

- - - - -

Arqueólogos búlgaros dizem ter encontrado localidade mais antiga da Europa

Uma equipa de arqueólogos da Bulgária diz ter descoberto, no nordeste do país, a mais velha localidade de que há registo na Europa. Os especialistas do Instituto Nacional de Arqueologia afirmam que as edificações e ossadas encontradas perto de Provadia, na região de Varna, datam de 4700 a 4200 anos antes de Cristo.

fonte Pportodosmuseus

- - - - -

fotografia de abertura - algumas das ossadas humanas encontrados nas escavações em Provadia - do sítio internet PAM, Património, Artes e Museus, a quem agradecemos.

Sem comentários: