Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

terça-feira, 3 de maio de 2011

Encontrado mausoléu do século II d.C. em Itália


mausoléu romano do séc. I, Cordoba, Espanha


Encontrado mausoléu do século II d.C. em Itália

[ arqueologia ]

Pozzuoli , Itália


- - - - -


Encontrado mausoléu do século II d.C. em Itália


A polícia italiana encontrou um mausoléu romano, com cerca de dois mil anos, debaixo de 58 toneladas de lixo de um aterro ilegal em Pozzuoli, uma cidade pequena na região de Nápoles. Segundo as autoridades italianas, o mausoléu de 15 metros quadrados com arcos e voltas bem definidos e decorado com estuques e rastos de cor nas paredes, é um monumento funerário da época romana, construído no século II d.C.
A zona onde o monumento foi encontrado é uma área descampada, onde é proibido construir devido à história daquela rua. Na época romana, a Via Domiziana passava por ali e era o caminho para Roma.
A descoberta só agora se deu porque as autoridades foram ao local para uma rusga, depois de denúncias relacionadas com o aterro. Ao vasculhar o aterro e o lixo com máquinas, as autoridades acabaram por descobrir a entrada para o monumento.
De acordo com o comandante, o monumento foi propositadamente escondido. “Foi claro de imediato que por ali tinham passado ‘tombaroli’ [ladrões de antiguidades] ”, disse Michele Ciarla, explicando que “muitas estátuas de estuco tinham sido removidas”.
O proprietário do terreno, que está agora a ser investigado, é acusado de violar o meio ambiente e de violar as leis de conservação arqueológica.


Fonte: Público, 20/04/2011


fonte pportodosmuseus


- - - - -


fotografia de abertura do sítio internet Travel Blog - TravelPod™ a quem agradecemos.


Sem comentários: