Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Num tempo cinzento, um abraço azul ao teatro Municipal de Almada


Num tempo cinzento, um abraço azul ao teatro Municipal de Almada
[ manifestação / palestras / concerto ]
11 Dezembro 2010
Almada


Pediram para divulgarmos a iniciativa «UM ABRAÇO AZUL AO TMA» e com emoção e convicção o fazemos: pelo Teatro que se faz em ALMADA e por todo o Teatro. De facto, nos tempos que este texto ,de Joaquim Benite, (elaborado a pretexto do «Abraço»), elege como bons e como referência, garantir uma oferta diversificada de espectáculos estava entre os valores que organizavam a intervenção do Ministério da Cultura na concretização do serviço público que se queria garantir na esfera do Teatro. E aqui no Grupo Versalhes pensa-se que este deve continuar a ser lema a preservar. O nosso défice (quiçá causa que leva a outros défices) é ainda de quantidade, nomeadamente quanto a autores que deviam ser representados nas nossas salas de Teatro, e agora há quem apregoe que já temos muitas. E impõe-se a pergunta: salas para quê? Em particular, nós que somos espectadores do TMA, desde sempre, como de outras companhias, naturalmente que nos sentimos já afectados pelos cortes. Perturbados. Pelos efeitos imediatos e, tão importante quanto isso, pelo simplismo inerente às equaçõs institucionais, ou a falta delas, (para lá do Ministério da Cultura) que se têm ou não realizado sobre os cortes na cultura e, em especial, nos apoios às artes. Falta visão e sonho, que os bons manuais de gestão recomendam. Faz pois todo o sentido que nos sintamos ressentidos e que o manifestemos.

O convite à mobilização: «Num tempo cinzento, um abraço azul

No Sábado, 11 de Dezembro, às 16h00, a população de Almada, o Clube de Amigos do TMA, e muitos artistas e intelectuais que admiram a actividade desenvolvida pelo Teatro Municipal de Almada vão manifestar publicamente o seu repúdio pelo corte no financiamento por parte do Ministério da Cultura, que vai afectar este verdadeiro Centro Cultural que se tornou não só num emblema de Almada, mas também num ponto de referência nacional e internacional.

Os manifestantes – que deverão trazer uma qualquer peça de vestuário de cor azul – vão, nestes tempos cinzentos, dar um Abraço Azul ao Teatro Azul. O director do TMA, Encenador Joaquim Benite, e outros oradores farão intervenções públicas sobre a situação que se vive.

Os actores interpretarão canções da peça “A Mãe”, de Brecht, um dos grandes êxitos recentes da Companhia Teatro de Almada.
Fernando Tordo solidariza-se com a Manifestação, fechando a sessão com um concerto especialmente preparado.

De todo o País e de vários pontos do Globo estão a receber-se mensagens de protesto, de apoio e de estímulo.

Apelamos a que todos apelem à mobilização para este acto de protesto e de defesa. Com a força do vosso apoio estamos certos de que o TMA e a cidade de Almada sairão fortalecidos desta crise.»

Para ler o texto de Joaquim Benite aceder a “http://grupoversalhes.blogs.sapo.pt/66848.html



- - - - -

Teatro Municipal de Almada
Av. Professor Egas Moniz
2804 503 Almada
t. 21 273 93 60
f. 21 273 93 67


fotografia do Teatro do sítio internet Manuel Graça Dias + Egas José Vieira - Contemporânea Lda a quem agradecemos.

Sem comentários: