Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!
Mostrar mensagens com a etiqueta Amigos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Amigos. Mostrar todas as mensagens

domingo, 26 de dezembro de 2010

Os votos da Rosa Brava


Os votos da Rosa Brava

[ efemérides ]


Faço minhas as palavras do Rui e desejo a todos


* • ˚ ˚ ˛ ˚

*Merry* • ˚ ˚ ˛ ˚ ˛ •

。★Christmas *

° ° ˛˚˛ * _Π_____*

...˚ ˛ •˛•˚ */______/~\。˚ ˚ ˛

.... ˛ •˛• ˚ |田田|門| ˚

e umas boas entradas em 2011.


Um abraço



fonte Rosa Brava


Votos que com respeito e Amizade retribuímos.


P'a Espaço e Memória,


José António Baptista

Secretário de Direcção


Os votos da Idálya Lya


Os votos da Idálya Lya

[ efemérides ]

Brasília, Brasil




Queridos amigos,


Agradeço a quem esteve presente em minha telinha durante todo ano, a quem passou apenas uma vez, a quem leu minhas mensagens... As mensagens rcebidas de amigos de amigos... Leio todas, arquivo os pps. Voces são importantes pra mim. Quantas vezes ouvi a voz de Deus atravées do escreveram!

Que neste Natal e em todos os dias que virão, Jesus Cristo, o “Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” esteja com vocês e os que os amam em verdade.

Feliz Natal! Abençoado Ano Novo!


Idálya




fonte Idálya Lya


Votos que com respeito e Amizade retribuímos.


P'a Espaço e Memória,


José António Baptista

Secretário de Direcção


Os votos da Filomena Bernardette


Os votos da Filomena Bernardette

[ efemérides ]

Oeiras





fonte Filomena Bernardette


Votos que com respeito e Amizade retribuímos.


P'a Espaço e Memória,


José António Baptista

Secretário de Direcção


sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Os votos do Rui Freitas


Os votos do Rui Freitas

[ efemérides ]

Paço de Arcos


Diz-se que, mesmo reenviando emails de amigos a outros amigos, é sinal de que não os esquecemos. E é verdade!

Mas, este ano, decidi - espero que bem - remeter um email a cada um dos meus Amigos e a cada uma das minhas Amigas (mesmo que de vós já tenha recebido). Não serão diferentes uns dos outros; serão iguais. A diferença é que são individualizados, como somos todos nós.

Por isso, com toda a Amizade, desejo Um Santo Natal e um Feliz 2011 (pelo menos, o melhor que possa ser!).


Zé, aqui vai um abraço Amigo


Rui Freitas

http://www.pacodearcos.blogs.sapo.pt/




fonte Rui Freitas


Votos que com respeito e Amizade retribuímos.


P'a Espaço e Memória,


José António Baptista

Secretário de Direcção


Os votos do Jorge Vicente


Os votos do Jorge Vicente

[ efemérides ]


Muito bom Natal para todos vós!


Muitos abraços

Jorge Vicente



fonte Jorge Vicente / amoralva


Votos que com respeito e Amizade retribuímos.


P'a Espaço e Memória,


José António Baptista

Secretário de Direcção


Os votos da Doris Martins


Os votos da Doris Martins

[ efemérides ]


É Natal!?



É Natal, já compramos presentes , preparamos a ceia, convidamos amigos e familiares , fala-se de paz. É Natal, partilhamos abraços, trocamos presentes , sorrimos a quem passa, confraternizamos. É Natal?

E o Natal dos que não têm pão? O Natal dos que perderam o emprego? O Natal dos sem abrigo? O Natal dos que morrem de fome , dos refugiados das guerras , dos toxicodependentes , dos idosos abandonados em asilos e hospitais e das crianças órfãs que ninguém quer?

É Natal nas prendas trocadas , no carinho ressuscitado na troca de presentes , nos risos sociais, num ritual em que o homem uma vez no ano pensa no amor ao próximo menos vagamente. Mas não é Natal no mundo , não é Natal no coração de milhões de pessoas que sofrem e não partilham essa ilusão dourada de fraternidade. Para mim o Natal é apenas uma data para fazer sorrir crianças, para perpetuar o sonho dos olhos infantis.

Será Natal quando em vez de trocarmos presentes , os dermos a quem nada tem para nos dar. Será Natal quando partilharmos a nossa ceia com quem não tem para comer. Será Natal quando à nossa lareira estiver pelo menos um pobre sem abrigo.

O Natal não é feito das figuras de barro num presépio decorativo, nem do Pai Natal com que encobrimos a nossa ânsia de consumismo e luxo.

O Natal é um tempo de amor , de reflexão e de compaixão pelo outro.

O mundo será ideal , quando de todos os dias soubermos fazer um Natal de paz e de amor, quando cada dia for simplesmente natal...

Quando nascer a paz no horizonte e o amor nos corações, esse será o natal de Cristo.

Até lá é o Natal dos homens, que ao menos exista em cada lar , para lá da mesa farta e das bebidas, um elo de amor verdadeiro e sincero.

É em cada beijo dado com amor que brilha a luz do Natal.

Um Santo Natal e os meus votos para que um dia, o Natal não seja uma data comercial , mas seja sim uma luz de amor multiplicada por todos os dias.

Que Deus nos Abençoe.


Doris





fonte Doris Martins



Votos que com respeito e Amizade retribuímos.


P'a Espaço e Memória,


José António Baptista

Secretário de Direcção


quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Os votos da Ângela Rocha


Os votos da Ângela Rocha

[ efemérides ]



Um Natal de sonho !


Click no link:


http://www.jacquielawson.com/viewcard.asp?code=2007134554829&source=jl999


Beijiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiihos !!!!!!


Ângela



fonte Ângela Rocha


Votos que com respeito e Amizade retribuímos.


P'a Espaço e Memória,


José António Baptista

Secretário de Direcção


Os votos do Jorge Castro


Os votos do Jorge Castro

[ efemérides ]


Amizades,


Assumi, desde que percorro andanças da poesia, o compromisso voluntário de celebar, anual e obrigatoriamente, duas datas: 25 de Abril e 25 de Dezembro. Que mais não seja como legado ao meu filho.


Dois marcos de eterno recomeço, de sacudir de grilhetas oxidadas e de rumar ao futuro com os olhos cheios de presente.


Muitos daqueles a quem agora me dirijo tiveram, de um ou de outro modo, influência neste meu percurso. Justo será que vos pague, então, através de preferencial elemento de troca de que disponho, o dos afectos. Simples, de boa conta e anti-crises (especialmente as inventadas...).


Está aí, então, de novo o Natal. Paz na terra aos homens de boa vontade, assim se diz e querem muitos acreditar que a mera intenção virá a celebrar um mundo novo, em futuro incerto. Mas será, talvez, aconselhável um pouco mais do que isso, traduzido em actos que sublinhem, reforcem e dêem corpo à intenção, para que algum futuro se chame hoje. Creio bem, mesmo, que é isso que a vida de nós espera...


Desta feita, deixo-vos um poema em viva voz. Perdoar-me-ão alguma falta de brilhantismo técnico, mas creiam que presidiu a vontade de me sentir mais próximo.

Boas festas, pois, com um ano de 2011 pleno de felizes realizações, extensivas aos que vos são queridos... E quanto mais solidárias, melhor!


Com um forte abraço de


Jorge Castro




fonte Jorge Castro / Sete Mares


Votos que com respeito e Amizade retribuímos.


P'a Espaço e Memória,


José António Baptista

Secretário de Direcção


n.b.: Na impossibilidade de colocarmos apenas o ficheiro áudio, optámos por o transformar num vídeo com fotografias nossas.


fotografias e vídeo © josé antónio • comunicação visual, reprodução proibida.


Os votos do Pe. Nuno da Paróquia de São Julião da Barra


Os votos do Pe. Nuno

da Paróquia de São Julião da Barra

[ efemérides ]



NA CRISE DEUS NASCEU

E COM ELE NASCEU A ESPERANÇA


Os relógios atrasaram uma hora e o frio chega devagar. Aqui e ali, na cidade e no campo, algo de tradicional e sempre tão novo está a aparecer. As luzes, os presépios, os cheiros e sabores, as visitas, os jantares da empresa, as famílias, as correrias da última hora, os presentes e os ensaios para o auto de Natal e os cantares anunciam um tempo diferente e especial, cheio de memórias e recordações, cheio de sentimentos de bondade e do melhor que temos em nós. O Natal abraça toda a humanidade; abraça toda a cidade, crentes ou não, porque Deus nasce para todos os homens.


Esse é o verdadeiro milagre que acontece no Natal: o Deus de Deus, a Luz da Luz, o Criador nasce, encarnou, aproximou-se de cada um de nós de uma forma surpreendente e veio habitar connosco.


Desta forma, o Natal não é algo da criação do homem, mas pura e simplesmente iniciativa de Deus que "teima" em nascer no meio de nós; persiste em ser vizinho do homem e estar bem próximo dele para o amar e caminhar com ele pela vida e para o elevar à Vida carregada de plenitude.


Por isso, não há Natal porque te apetece ou porque o homem quer, mas há Natal porque estamos sempre diante de uma iniciativa da bondade de Deus, que jamais te abandona e, seja qual for a situação em que te encontres, Ele quer estar contigo e dar-te Vida. Acontece Natal porque Deus quer entrar na tua vida, quer participar na tua alegria, mas também quer dar-te forças nos momentos em que vives a solidão, enfrentas a doença, pedes perdão e a sua misericórdia. Ele quer viver contigo em todos os momentos da tua vida.


Deus é afinal a causa de tanta alegria. Só o encontro com Ele realiza plenamente o homem. Só o encontro com o Menino Deus

nos fará nascer sempre de novo para um tempo de ternura e de bondade, de perdão e de sonho. Só a presença de Deus na nossa vida nos dará força para que possamos semear a alegria nos corações tristes e mirrados e suscitar a amizade e a comunhão onde se instaurou a frieza e o desentendimento. O maior presente de Natal será sempre a Sua presença e, entre os presentes que recebemos e os presentes que damos, o importante é ser também presença na vida dos outros.


Talvez seja por isso que todos os anos celebramos o Natal: a fim de que todos os anos possa nascer a oportunidade de abrir a porta da nossa vida e chegar a conhecer o Menino-Deus. E para nós, que não temos tantas vezes tempo para Deus, Ele mesmo oferece um tempo, um novo espaço, para que O possamos encontrar e abrir a porta das nossas hospedarias, tantas vezes cheias de tanta coisa e ocupadas por tantos hóspedes.


Quem de nós que se encontrou com o Menino pode ficar na mesma; na mesma diante d’Ele e na mesma diante da vida?

Certamente não faremos coisas extraordinárias, e voltaremos para a nossa vida a fazer o mesmo, mas de uma forma completamente diferente. Passaremos então a ver a rua, o autocarro, o escritório, a casa, de uma outra forma carregada de sentido, carregada de Deus.


Boas Festas, e não se esqueçam de colocar Jesus no centro do Natal!








http://sjuliaodabarra.blogspot.com


fonte Pe. Nuno, Paróquia de São Julião da Barra


Votos que com respeito e Amizade retribuímos.


P'a Espaço e Memória,


José António Baptista

Secretário de Direcção