Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sábado, 12 de abril de 2014

«25 de Abril, Hoje» nas Noites com Poemas [ São Domingos de Rana ]


o dinamizador e poeta Jorge Castro é nosso associado, assim como muitos dos participantes habituais, poetas / declamadores.


«25 de Abril, Hoje»
[ tertúlia de poesia ]
Vasco Lourenço [ convidado ]
Estrela do Guadiana [ grupo de cante alentejano participante ]
15 Abril 2014, 21h30
Biblioteca Municipal de Cascais, São Domingos de Rana - Massapés - Tires

- - - - -

Amizades,

Quem, com o 25 de Abril de 1974, não sentiu libertar-se de uma opressão intensa no seu peito? Quem não cultiva desse Abril a liberdade de ser e de estar até então inexistente? A quem o devemos ou quanto dele incorporámos? 

E quais os caminhos que Abril tomou? Onde está, hoje? Somos os mesmos? Melhores ou piores por e com Abril?

Eis algumas perguntas que podem conduzir-nos, no próximo dia 15 de Abril (uma terça-feira, excepcionalmente), pelas 21h30, a um convívio com Vasco Lourenço, personagem determinante no Abril que foi e no Abril que é, nas Noites com Poemas, na Biblioteca Municipal de Cascais - São Domingos de Rana (Bairro Massapés - Tires) . 

Na abertura da sessão contaremos com o grupo coral de Tires, Estrelas do Guadiana, que entoará quantos cânticos esta data memorável lhe suscite. Cante alentejano, é bom de ver, tão ardentemente cultivado por este grupo já bem nosso conhecido.  

Poemas por vós trazidos...? Pois espera-se que traga cada um Abril na lapela, lado a lado com um cravo e com a vontade de ser português aqui, como nos diz José Fanha, na certeza de que o futuro também está nas nossas mãos, quando com elas sabemos cultivar o presente. 

E sempre com a bandeira desfraldade do sonho, essa constante da vida, tão concreta e definida como outra coisa qualquer, de Gedeão e de Freire, recordando-nos inevitavelmente que o povo é quem mais ordena. Tão só porque, apesar de tudo estar sempre em mudança, sempre assim foi e sempre assim será, para quem tenha os olhos abertos para a Vida, muito para além da tão efémera espuma dos dias, em espiral que nos apraz percorrer. 

Abril é dar um passo em frente. Conto contigo?

Abraços.

Jorge Castro


como chegar:

fonte Jorge Castro - Sete Mares

- - - - -

Biblioteca Municipal de Cascais - São Domingos de Rana
Rua das Travessas, Bairro do Moinho - Massapés - Tires 2785-285 São Domingos de Rana
t. 21 448 19 70 / f. 21 448 19 79
38° 43' 9.08" N 9° 20' 35.36" W

fotografia de abertura - o tenente-coronel Vasco Lourenço [ n. Castelo Branco, 1942 ] num evento comemorativo do 25 de Abril de 1974 - do sítio internet Serpense a quem agradecemos.
fotografia da Biblioteca Municipal de Cascais - São Domingos Rana © josé antónio • comunicação visual reprodução proibida.

Sem comentários: