Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Retrato de Santa Joana regressa a Portugal [ Aveiro ]



Retrato de Santa Joana regressa a Portugal
[ arte ]
Museu de Aveiro

- - - - -

Retrato de Santa Joana regressa a Portugal


Foi recentemente adquirida pela Amusa – Associação dos Amigos do Museu de Aveiro, uma pintura do século XVII retratando Santa Joana Princesa.
Obra inédita e rara, proveniente da colecção do Príncipe Amadeu de Sabóia, duque de Aosta (à qual terá chegado através da herança da Rainha D. Maria Pia), foi obtida através de uma leiloeira de Turim e regressará a Portugal dentro de cerca de um mês, passando a integrar a colecção do Museu de Aveiro, cidade de que a retratada é padroeira.

Fonte: Secretariado Nacional dos Bens da Igreja

fonte Pportodosmuseus

- - - - -

fotografia de abertura - uma representação de Santa Joana, Princesa de Portugal [ 06-02-1452 — 12-05-1490 ] pintada por pintor português desconhecido, na segunda metade do séc. XV - do sítio internet  Wikipédia a quem agradecemos.

Sem comentários: