Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

segunda-feira, 13 de maio de 2013

O Porto tem de defender a sua dignidade




O Porto tem de defender a sua dignidade
[ política cultural ]
Porto

- - - - -

Caros amigos
Peço-vos que procedam à divulgação de mais um atentado ao nosso Património cultural e à nossa identidade cultural.
O apelo vem da Câmara Municipal do Porto.
Trata-se do centro Histórico do Porto, classificado como Património Mundial pela UNESCO.
Eis o relato do que se está a passar e que pode ter repercussões,  a curto e médio prazos, na salvaguarda do Património cultural classificado pela UNESCO.
Não podemos aceitar, nós os portugueses empenhados na preservação do nosso Património cultural e da nossa identidade, que razões de ordem política ou uma mera opção economicista  de curto prazo, penalizem os reais interesses do País e das suas populações.
Não são admissíveis as decisões governamentais, com benefícios apenas a curto prazo e cujos seus efeitos multiplicadores não foram devidamente equacionados por falta visão estratégica e falta bom senso.
Neste caso tratam-se de cortes a eito e não a direito, que comprometem os investimentos financeiros e humanos já realizados e, o que não é menos grave, destroem as perspectivas de futuro de projectos, uma vez que, estes anulados, dificilmente serão substituídos ou retomados.
A salvaguarda do Centro Histórico do Porto, Património da Humanidade, é da responsabilidade de todos nós, portugueses. A nível mundial ganhou uma enorme visibilidade que, ultimamente, tem levado ao aumento do turismo e, consequentemente, à criação de riqueza na região.
Não podemos deixar que este atentado se converta em mais um atentado bem sucedido, a coberto de justificações injustificáveis.

Procedam, por isso, à divulgação para que mais associações e cidadãos se juntem a esta nobre e justa causa.

Com os meus melhores cumprimentos,

Isabel da Veiga Cabral
Presidente do Conselho Directivo do Património
AHP- Aldeias Históricas de Portugal - http://www.ahp-aldeiashistoricasdeportugal.com/
FACEBOOK - https://www.facebook.com/groups/203821029642559/?ref=ts&fref=ts

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: imprensa <imprensa@cm-porto.pt>
Data: 7 de Maio de 2013 à22 18:33
Assunto: O Porto tem de defender a sua dignidade
Para: isabelveigacabral@gmail.com


O PORTO TEM DE DEFENDER A SUA DIGNIDADE

Parece totalmente inverosímil, mas a verdade é que o Governo não só persiste em não pagar o que, há 2 anos, deve à Sociedade de Reabilitação Urbana do Porto (PortoVivo, SRU), como a quer abandonar e deixar falir.

Com a economia portuguesa na penúria, o desemprego nos 20% e uma preocupante crise social que está a provocar uma enorme angustia a muitos portugueses, o Governo quer deixar cair um projeto que já conseguiu mais de 500 milhões de euros de investimentos privados na Baixa portuense, desde que a PortoVivo foi criada. Investimentos que, como é perfeitamente compreensível, provocaram a consequente animação da atividade económica e criação de emprego, designadamente no turismo e na construção civil.

Matar este projeto é de uma enorme irresponsabilidade; será inexplicável do ponto de vista do interesse da economia local e nacional, mas é fundamentalmente uma agressão inadmissível à cidade do Porto.

Em nome da dignidade da cidade não podemos aceitar que se boicote deliberadamente a ação da SRU do Porto, desferindo, dessa forma, um golpe brutal na reabilitação urbana da Baixa portuense e na nossa economia.

Este assunto é de tal ordem importante, que não pode estar condicionado por opções ideológicas ou partidárias. Tem de ser exclusivamente norteado pelo interesse público e pelo bom senso. Na Assembleia Municipal, os partidos já conseguiram pôr de lado as suas diferenças e, em nome do superior interesse da cidade, uniram-se em torno de uma proposta de defesa da PortoVivo e da cidade do Porto.

Veja aqui uma síntese do problema, apresentado pelo Presidente da Câmara Municipal do Porto no seu discurso do 25 de Abril.

Se quiser ajudar a defender a cidade do Porto, reencaminhe este email,  contribuindo, assim, para engrossar o número dos que não aceitam esta atitude para com a cidade!

NOTA: Na sequência das muitas queixas de cidadãos que não conseguiram abrir o vídeo no youtube associado a este email, tomamos a liberdade de reenviar esta mensagem.

O Gabinete de Comunicação e Promoção da Câmara Municipal do Porto

-- 
Isabel da Veiga Cabral
Presidente do Conselho Directivo do Património
AHP- Aldeias Históricas de Portugal - http://www.ahp-aldeiashistoricasdeportugal.com/
FACEBOOK - https://www.facebook.com/groups/203821029642559/?ref=ts&fref=ts

fonte Câmara Municipal do Porto via Isabel da Veiga Cabral - AHP, Aldeias Históricas de Portugal

- - - - -

imagem de abertura - uma gravura antiga que representa a Feitoria Inglesa [ 1785-1790 ] património arquitectónico do Centro Histórico do Porto [ imagem: AHMP ] - do sítio internet Câmara Municipal do Porto a quem agradecemos.

Sem comentários: