Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

domingo, 14 de outubro de 2012

Estátua milenar dum Buda tibetano esculpida num meteorito




Estátua milenar dum Buda tibetano
esculpida num meteorito
[ arqueologia ]
Tibete

- - - - -

Estátua tibetana com mil anos foi esculpida num meteorito

Escultura foi descoberta durante a expedição ao Tibete do alemão Ernst Schäfer, em 1938

A estátua esculpida em ataxito (créditos: Elmar Buchner)

Uma estátua budista (ou de cultura Bön) do século XI, descoberta nos anos 30 no Tibete durante uma expedição nazi, foi esculpida num meteorito. O estudo, agora publicado no «Meteoritics and Planetary Science» revela que o meteorito é um ataxito, uma classe muito rara de sideritos, que contém alta quantidade de níquel.

A estátua conhecida como 'Homem de Ferro' pesa 10 quilogramas e representa Vaisravana, o chefe dos quatro reis celestiais, também chamado Jambhala, no Tibete, e uma das mais importantes figuras da mitologia tibetana. É a única estátua feita neste material que representa uma figura humana.
(…)

fonte Ciência Hoje, onde pode ler a notícia na íntegra.

- - - - -

Tibetanos esculpiram buda num meteorito de espécie muito rara

Uma estatueta milenar de um buda, descoberta por uma expedição nazi ao Tibete em 1938, foi esculpida num meteorito, revelaram hoje cientistas alemães.
A estátua, designada “Homem de Ferro”, pesa mais de dez quilos, mas não tem mais de 24 centímetros de altura. Pensa-se que representa o deus Vaisravana, o rei búdico do Norte, também chamado Jambhala no Tibete.
A escultura foi descoberta em 1938 por uma expedição de cientistas alemães que se deslocaram ao Tibete em busca de uma hipotética origem da “raça ariana”. Ignora-se em que circunstâncias os nazis deitaram mão à estatueta, mas é provável que a grande cruz suástica que ornamenta o seu ventre os tenha incitado a trazê-la para a Alemanha.
A obra de arte fez depois parte de uma coleção privada em Munique e só depois de ser vendida num leilão, em 2009, se tornou acessível aos investigadores.
Uma equipa do Instituto de Planetologia da Universidade de Estugarda, dirigida por Elmar Buchner, analisou o “Homem de Ferro” e descobriu que foi esculpida num bloco de meteorito ferroso, de uma espécie muito rara.
(…)


fonte Pportodosmuseus

- - - - -

fotografia de abertura - uma das peças de arte religiosa budista tibetana mais veneradas, a estátua milenar de Jowo Rinpoche, actualmente guardada no templo de Jokhang em Lhasa - do sítio internet Tsem Rinpoche’s Resources, a quem agradecemos.

Sem comentários: