Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sábado, 1 de maio de 2010

Clássicos em Oeiras - 1 e 2 Maio 2010



De Carlos Alberto Pinto [ Câmara Municipal de Oeiras - aqui ] recebemos:


AUDITÓRIO MUNICIPAL RUY DE CARVALHO, Centro Cívico de Carnaxide


Entrada Gratuita (maiores de 8 anos) limitada aos lugares disponíveis

Entrada condicionada após o início do espectáculo


1 de Maio, Sábado, 18h


ORQUESTRA DE CÂMARA DE CASCAIS E OEIRAS


"TRIPLO CONCERTO"


Obras de L. Spohr; L. V. Beethoven; J. Haydn

LILIA DONKOVA (violino), HELENE JEANNEY (piano), VIKTÓRIA CHICHKOVA (violoncelo), NIKOLAY LALOV (direcção)


Louis Spohr, talentoso violinista desde criança, entrou para a orquestra local aos 15 anos. Com o apoio do Duque de Brunswick, vai de viagem durante um ano para São Petersburgo com o conhecido violinista Franz Anton Eck, o que o inspirou para escrever um concerto para violino impressionante, para um jovem compositor.

Ludwig van Beethoven, a sua produção divide-se em três fases distintas. A primeira (até 1802) de elevado teor clássico (primeiras sinfonias, primeiros concertos para piano, primeiras 11 sonatas para piano e primeiros 6 quartetos). A fase intermédia (até 1815) é a das grandes obras, ampliação das formas, da substituição de temas por ideias, envolvendo elementos extra-musicais, o mais beethoveniano. A fase transcendente corresponde aos últimos anos de vida e à surdez total. O isolamento estético permite colocá-lo a um passo do Romantismo.

Joseph Haydn, Joseph Haydn vai revolucionar a prática musical, apresentando a Sinfonia como um novo género de 4 andamentos, recorrendo cada vez mais aos instrumentos de sopro, e a uma maior gradação dinâmica, aumentando, assim, a expressividade. Na música de câmara, Haydn torna-se fulcral. É o pai do quarteto de cordas, o novo agrupamento de câmara que se afirmou como um género isolado, apreciado e respeitado por todos os compositores.


2 de Maio, Domingo, 18h


TERESA DA PALMA PEREIRA (piano)


Obras de J. S. Bach, J. Haydn; L. V. Beethoven; C. Debussy; G. Ligeti; F. Liszt

Teresa da Palma Pereira iniciou os seus estudos de música na Escola de Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha, concelho de Oeiras, com seis anos, tendo completado nessa escola o oitavo grau do Curso Superlativo de Música (piano), com vinte valores, sendo aluna de Mariana Cruz. Foi admitida na Escola Superior de Música de Lisboa, com dezasseis anos, ao abrigo de um regime legal para alunos especialmente dotados. Em Julho de 2006, completou, com vinte anos, a Licenciatura em Piano na Escola Superior de Música de Lisboa com a média geral de 19 valores, como aluna da Pianista Tania Achot. Vencedora de diversos prémios, entre os quais um concurso, realizado no Conservatório Real de Bruxelas, destinado a seleccionar um solista entre os melhores alunos do Conservatório nos vários instrumentos para actuar com a Orquestra de Câmara de Bruxelas. Em 14 de Janeiro de 2010, interpretou como laureada o Concerto de Mozart K 271, naquela cidade, na Grande Sala de Concertos do Conservatório Real de Bruxelas com a reputada orquestra de Câmara de Bruxelas.

Participou, como executante, em várias master-classes e já realizou vários recitais públicos.







Auditório Municipal Ruy de Carvalho

Centro Cívico de Carnaxide - Rua Cesário Verde

2795-484 Carnaxide

t. 21 440 85 82



fotografia de abertura © josé antónio • comunicação visual, reprodução proibida.

fotografia do Centro Cívico de Carnaxide do sítio internet Carnaxide Digital [ aqui ] a quem agradecemos.


Sem comentários: