.
Encontrámos há dias uma peça que publicámos aqui, em 2 de Julho de 2006 no blog Oeiras Local, quando neste éramos colaboradores, peça que pelo seu interesse achámos por bem partilhar convosco.
Apresentamo-la de seguida, sem grandes alterações na forma ou conteúdo:
Oeiras - 1893
Há pouco tempo, ao dar uma vista de olhos por alguns velhos alfarrábios que, como bibliófilo, conservo religiosamente, encontrei uma curiosidade documental referente à história de Oeiras.
Não me detive muito na análise detalhada da mesma nem vou tecer grandes ou elaborados comentários sobre ela. Não sou historiador, nem tenho pretensões de o ser, deixo-a aqui pelo que ela tem de interessante e picaresco.
Talvez ela seja útil a alguém mais versado e mais dedicado a estas coisas da História Local.
clique para ampliar
De acordo com a página 428 do Tomo II, D-O, do "DICCIONARIO POSTAL E CHOROGRAPHICO DO REINO DE PORTUGAL" de 1893, coordenado por João Baptista da Silva Lopes há 113 anos Oeiras era composta por 243 fogos!! DUZENTOS E QUARENTA E TRÊS...
Como as coisas mudam.
nota: Peço desculpa pela má qualidade das imagens, mas esta resulta da conjugação do estado bastante degradado do volume, nomeadamente na folha de rosto, com a baixa qualidade do 'scanner' utilizado. Melhorá-las implicaria um esforço improfícuo para os propósitos deste post.
imagens: Digitalizações de documentos originais. Clique nas mesmas para ampliar. © josé antónio 2006
.