Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sábado, 7 de junho de 2014

O galeão São João Baptista, de alcunha o "Botafogo"



O galeão São João Baptista
de alcunha o "Botafogo"
[ navios ]

- - - - -

A história do Galeão "BOTAFOGO", o qual deu origem ao nome e ao bairro do Rio de Janeiro.
Por que existe um bairro nobre chamado "Botafogo" no Brasil? Descubra a razão...

O Galeão português "Botafogo" na conquista de Tunes (em primeiro plano em baixo à esquerda)

O galeão São João Baptista, mais conhecido pela alcunha de "Botafogo", foi na sua época o mais poderoso navio de guerra do mundo. Construído em 1534, tinha um deslocamento de cerca de 1000 toneladas e estava armado com 366 bocas de fogo, em bronze, tendo por isso um tremendo poder de fogo. Por essa razão tornou-se conhecido por "Botafogo".

Este navio foi usado em inúmeras batalhas, tendo ficado famoso durante a conquista de Tunes. Quando Carlos V se lançou na conquista de Tunes, solicitou apoio naval a Portugal, e pediu especificamente o "Botafogo". Nessa batalha, o "Botafogo" era comandado pelo Infante D. Luís, irmão do Rei D. João III de Portugal e cunhado do Imperador Carlos V.

O "Botafogo" liderou o ataque a Tunes e foi o seu esporão que conseguiu quebrar as correntes do porto de La Goleta, que defendiam a entrada, permitindo então à armada cristã a conquista da cidade de Tunes.
Um dos membros da tripulação do galeão, chamado João Pereira de Sousa, um nobre da cidade de Elvas, tornou-se famoso porque era o responsável pela artilharia do navio, pelo que também ele ganhou a alcunha de "Botafogo", que foi incluído no seu apelido, passando igualmente aos seus descendentes.

Mais tarde, quando João Pereira de Sousa se estabeleceu no Brasil, recebeu da Coroa Portuguesa terras junto da baía de Guanabara, passando essa área a ser conhecida por "Botafogo".

A chegada da família real portuguesa ao Brasil e à cidade em 1808, mudou totalmente a vida de "Botafogo". De bairro rural, transformou-se no local preferido dos nobres que procuravam o bairro para nele construir suas residências.

É por esta razão que existe até hoje um famoso bairro na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro com o nome de "Botafogo"! (…)


fonte - o nosso associado António Uriel Garcia Tavares

- - - - -


veja a construção dum modelo do galeão São João Baptista [ o "Botafogo" ] por Genésio Machado Jr. em Master of Seas

sobre a conquista de Tunis veja em Conquista de Túnis (1535)

sobre o Botafogo [ bairro do Rio de Janeiro ] veja em Botafogo (bairro do Rio de Janeiro)

imagem de abertura - a Batalha de Tunis em 1535, na qual o Sacro Império Romano-Germânico conquistou a cidade ao Império Otomano, e na qual participou o galeão São João Baptista [ o "Botafogo" ] [ legenda original - Autor Frans Hogenberg [ 1540–1590 ] Após Jan Cornelisz. Vermeyen [ cerca de 1504–1559 ]  [ Título Battle of Tunis 1535 Attack on Goletta / Data século XVI / Técnica Pintura / Fonte/Fotógrafo "Empire of the Sea" by Roger Crowley ] do sítio internet Wikipédia
ficha sobre o galeão São João Baptista [ o "Botafogo" ] do sítio internet Causa Merita

1 comentário:

Anónimo disse...

Sr TAVARES

Obrigado pelo artigo, muito interessante.

Este Galeao S. Joao, dera o mesmo que partiu de Cochim a 3 de fevereiro de 1552 que naufragou na costa do Cabo? Era capitao Manuel de Sousa Sepulveda.
Minha fonte: Historia Tragico-Maritima RODRIGUES LAPA 1944

Obrigado

Nuno José BARREIRO de Paris
portugalia.fr @ gmail.com